Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

5 dicas para manter o professor motivado em sala de aula

O professor exerce um papel essencial dentro de uma instituição de ensino, independentemente de seu tipo ou porte. Além de ser o principal responsável por transmitir os ensinamentos previstos pela grade curricular, este profissional é a ponte de ligação entre os alunos e a escola. Um bom professor faz toda a diferença na formação de um indivíduo, mas para que ele cumpra seu papel de maneira eficiente é preciso que esteja sempre motivado para entrar na sala de aula.

Dedicar-se ao ensino é uma tarefa repleta de revezes e adversidades — que incluem não apenas a desvalorização do ensino como um todo, mas os desafios de lidar com estudantes de diferentes culturas e comportamentos, com variados interesses e aptidões. Trata-se de uma rotina estressante, desafiadora e que pode ser bastante desmotivadora, levando muitos professores a desistirem da profissão.

Estima-se que aproximadamente um terço dos professores abandone o ensino durante os primeiros cinco anos de atuação na área, sendo que 15% deles faz isso já no primeiro ano de experiência. Este dado é preocupante, uma vez que representa a interrupção de um sonho e ainda compromete o planejamento da escola e o desenvolvimento dos alunos, sendo importante investir em métodos de motivação para reverter estes números.

Dicas para manter o professor motivado

Crie um ambiente de trabalho agradável

A escola deve ser um local acolhedor e favorável à aprendizagem, duas características que só podem ser conquistadas quando os professores se sentem confortáveis com sua atuação e devidamente amparados por um ambiente agradável e saudável. Nesse sentido, a escola deve estabelecer um clima de cooperação, união e motivação para que todos se sintam à vontade para contribuir e dar sugestões para a melhoria do cotidiano.

Vale destacar que o dia a dia de um professor já é bastante cansativo e estressante, e a administração escolar tem o dever de encontrar formas de amenizar essa realidade — e jamais torna-la ainda mais complicada. Portanto, sempre ofereça apoio, não incentive fofocas, reduza competições internas e promova integração.

Ofereça infraestrutura

Disponibilizar materiais e estrutura física adequados permite que o professor se concentre em sua tarefa principal, que é ensinar. Por isso, na medida do possível sempre ofereça suporte tecnológico que permita a utilização de recursos complementares — tais como vídeos, slides e outras mídias. Tenha em mente que o professor precisa, em algumas ocasiões, dar uma aula diferenciada e que seja capaz de gerar interesse e cativar os alunos.

Valorize

A valorização da educação deve começar dentro da própria escola. Isso significa não apenas reconhecer a importância do professor no âmbito pedagógico, mas perante toda a sociedade escolar: pais, alunos, administração e demais professores. Para se manter motivado, o professor — assim como qualquer outro profissional — precisa ter seu valor reconhecido, sua importância destacada e suas necessidades consideradas.

Dê suporte e apresente feedback

Valorizar o professor também significa mostrar interesse e preocupação com sua rotina, além de respeitar suas vontades e dificuldades pessoais. Para isso, cabe à gestão escolar abrir um canal sincero de conversa com o profissional, permitindo que ele fale a respeito de suas expectativas e frustrações no trabalho. Além disso, vale a pena acompanhar algumas aulas e conversar também com os alunos, de modo a identificar a recepção de cada professor e como ele tem atuado.

Esse suporte e acompanhamento deve ser sempre cuidadoso, de modo que as aulas não sejam atrapalhadas e o profissional não se sinta pressionado. O intuito é sempre identificar aspectos positivos e pontos que precisam de melhoria, de modo a dar um feedback construtivo que permita ao professor crescer profissionalmente e aprimorar sua metodologia.

Incentive a constante capacitação

Em uma realidade em que praticamente todos os alunos têm amplo acesso à informação e seus gostos e preferências mudam constantemente, o professor pode facilmente se sentir paralisado ou ultrapassado. Nesse cenário, é essencial que a escola incentive e permita a constante atualização e capacitação desses profissionais por meio de cursos, palestras e eventos.

Muitos professores podem, inclusive, se sentir ameaçados pelas novas tecnologias, enquanto existem outros que acreditam que já possuem conhecimento suficiente. Nesses casos, a escola deve conscientizar os profissionais sobre a importância da capacitação e desenvolvimento contínuo, jamais permitindo que eles percam o interesse por aprender — além de ensinar.

Desenvolva atividades específicas para os professores

Promover encontros e atividades específicas para os profissionais é uma excelente forma de dar aos profissionais a chance de compartilhar suas experiências, dificuldades e metodologias. Isso pode ser feito por meio de debates, rodas de conversa, palestras e dinâmicas motivacionais que favoreçam a cooperação e a criação de um sentimento cooperativo dentro do corpo docente.

Benefícios de ter um professor motivado

É importante ter em mente que são justamente os professores que estão na “linha de frente” com os alunos e pais, o que os coloca na posição de representantes da instituição de ensino. Em outras palavras, esses profissionais são um reflexo da organização escolar como um todo, e mantê-los engajados por meio de estratégias de motivação traz diversos benefícios para a escola, tanto no âmbito administrativo quanto em sala de aula.

Um professor motivado impacta positivamente em todas as áreas da escola, seja incentivando seus colegas de profissão ou alimentando a vontade de aprender nos alunos. Além disso, a tendência é que eles colaborem cada vez mais na melhoria dos processos dentro da instituição, e se dediquem a desenvolver novos métodos de ensino para manter o interesse dos alunos.

Outros importantes benefícios de motivar seus professores são:

  • Aumento da produtividade;
  • Aprimoramento das técnicas de ensino e engajamento dos alunos;
  • Ambiente de trabalho mais colaborativo;
  • Alunos mais dedicados e interessados;
  • Estabelecimento de uma política educacional pautada no respeito.

Inevitavelmente, pagar os salários em dia também contribui bastante para que o professor continue motivado e dedicado em suas tarefas. Para que isso seja possível, entretanto, é fundamental que a gestão financeira da instituição esteja organizada e devidamente controlada. A melhor maneira de fazer isso é por meio da contratação de um especialista em contabilidade escolar, como a DJ Contabilidade.

Tire suas dúvidas conosco, nós, da Dj Contabilidade, somos especialistas na sua empresa, e criamos este artigo especialmente para você!

Esperamos que tenha gostado e que isso te ajude a traçar uma direção concreta para a sua profissão.
Siga-nos no Facebook: @djcontabilidadeoficial

Sucesso e até a próxima.

A DJ Contabilidade é uma Contabilidade na Zona Norte – SP Contabilidade na Zona Norte – SP.

[cta-box-news form=”contact-form-7 id=’2431′ title=’newsletter blog'”]

Nós da DJ Contabilidade somos uma empresa especializada em contabilidade para a indústria têxtil e contabilidade para escolas, estamos localizados na zona norte da capital São Paulo - SP.

Siga-nos:

FAÇA UMA AVALIAÇÃO FINANCEIRA GRATUITA PARA SUA EMPRESA COM A DJ CONTABILIDADE E TENHA 2X MAIS LUCRATIVIDADE!

Abrir Uma Empresa Pode Ser Algo Simples Facil E Rapido - DJ Contabilidade
Fechar Menu