Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

7 passos para fazer sua escola crescer financeiramente

A captação de alunos é o que leva escolas e cursos particulares a crescer financeiramente, e está diretamente ligada ao calendário de gestão escolar — que envolve rematrículas, alinhamento da cultura educacional, divulgação de resultados em vestibulares, recebimento de pais e alunos interessados e muitas outras ações. Isso significa que captar alunos novos e reter os antigos vai muito além de divulgar propostas pedagógicas e resultados: é preciso entender que a escola é, também, um negócio.

Assim como acontece em qualquer outro empreendimento, fazer com que uma instituição de ensino cresça financeiramente envolve a definição de metas, bem com o planejamento de ações e estratégias que permitam o alcance desses objetivos. Entre outras coisas, é preciso mostrar seriedade naquilo que se faz, oferecer diferenciais competitivos e investir em condutas que aprimorem a gestão de modo a refletir diretamente na qualidade do trabalho realizado. 

Vale destacar que o mercado da educação é muito competitivo e específico e, neste caso, apenas um bom marketing na época de realizar matrículas par ao próximo ano letivo muitas vezes não é suficiente para fazer sua escola crescer. O ideal é que a captação de alunos aconteça ao longo do ano inteiro, e seja feita com base em comportamentos que demonstrem que vale a pena estudar com sua equipe de profissionais. 

Principais passos para fazer sua escola crescer financeiramente

Invista em comunicação

Comunicar-se com seu público é fundamental para alcançar possíveis interessados em seu trabalho. Nesse sentido, a internet e as ferramentas digitais podem ser excelentes aliadas para divulgar sua escola e fazer com que pais e alunos descubram que ela existe e como ela trabalha. Isso porque, hoje em dia, é muito provável que todos os pais e alunos optem por primeiro pesquisar sua instituição de ensino na internet, antes mesmo de entrar em contato com você. 

Portanto, faça o possível para que seu site contenha todas as informações necessárias para que os interessados entendam como você trabalha e tudo o que sua escola tem a oferecer. Além disso, é necessário que você demonstre seriedade e profissionalismo ao atender seus possíveis clientes, sempre dando atenção a todos e mostrando uma educação que será espelhada em sala de aula.

Tenha um diferencial

É importante que sua escolha tenha um diferencial que faça as pessoas optarem por estudar nela, em vez de em qualquer outra instituição do tipo. Por isso, questione a si mesmo: o que sua empresa tem a oferecer? Identifique seus pontos fortes e foque neles para fazer a divulgação da sua escola (caso você não tenha diferenciais, já passou da hora de investir em alguns).

São alguns exemplos de diferenciais interessantes:

  • Bons resultados no vestibular;
  • Carga horária maior, com disciplinas complementares;
  • Uso de tecnologia nas aulas;
  • Desenvolvimento científico;
  • Projetos sociais desenvolvidos com os alunos.

Conheça seu cliente

Assim como em qualquer outro tipo de negócio, é importante conhecer seu público para entender seus hábitos e necessidades e, assim, oferecer justamente aquilo que ele procura. No caso de uma escola, é preciso que você conheça e envolva a família dos alunos nas atividades escolares. Criar uma boa relação com os pais é fundamental não apenas para entender como está a satisfação deles em relação a seu trabalho, mas para que a família se sinta amparada e segura com a escola e o futuro de seus filhos. Lembre-se, também, que clientes satisfeitos fazem uma excelente divulgação boa a boca.

Tenha uma cultura

Sua escola precisa ter cultura organizacional e projeto pedagógico bem alinhados e claros. Tanto os pais quanto os alunos devem ser informados a respeito da missão da instituição — que, por sua vez, tem a obrigação de se manter fiel a esses ideais ao longo de todo o ano letivo e em todas as atividades realizadas. Isso é importante para que os matriculados saibam exatamente o que estão contratando, evitando frustrações, e para que eles possam cobrar este posicionamento por parte dos professores e da escola como um todo.

Inove e busque melhorias constantes

Por mais que seja essencial que sua escola se mantenha fiel à cultura organizacional, também é preciso que a instituição esteja em constante desenvolvimento e melhoria. Isso vale não apenas para os métodos de ensino, mas para as práticas de negócio, gestão de equipes e questões administrativas. 

Quando uma empresa cresce, é muito comum que os colaboradores acabem acumulando funções e foquem sobrecarregados, o que pode afetar seu trabalho e saúde. Por isso, é necessário que este crescimento esteja sempre acompanhado por mudanças que tragam inovação, novos aprendizados, automatização de tarefas, soluções simples e trabalho colaborativo. 

Cuide de seus profissionais

O crescimento da escola jamais deve focar apenas nos alunos e seus respectivos responsáveis, uma vez que o sucesso da instituição é fruto do trabalho de toda a equipe — que inclui corpo docente e muitos funcionários que atuam na limpeza, na organização e na administração. Portanto, sempre olhe com carinho e atenção para os profissionais que fazem sua escola funcionar, cuidando para que eles entendam a importância de seu trabalho e tenham suas necessidades profissionais atendidas. 

Para isso, a dica é investir em treinamento, engajamento e desenvolvimento pessoal. Tenha sempre em mente que uma equipe satisfeita e valorizada agrega muito valor à sua escola e à qualidade do seu trabalho. 

Profissionalize a gestão financeira

Uma instituição de ensino tem contas a pagar, mensalidades a receber, impostos a recolher, fluxo de caixa, folha de pagamento e muita burocracia relacionada à gestão administrativa e financeira. Para que sua escola cresça, é preciso que todas essas movimentações estejam devidamente controladas e em dia, de modo que ela não sofra com dívidas e até mesmo multas e/ou problemas judiciais. 

A melhor forma de garantir que toda a parte financeira esteja em crescente expansão é por meio da profissionalização da gestão, ou seja: investindo em contabilidade escolar. A DJ Contabilidade oferece serviços contábeis especializados para o setor educacional, assessorando as instituições de ensino em todos os processos que envolvem a gestão financeira e contribuindo diretamente para que sua escola cresça.

Nós da DJ Contabilidade somos uma empresa especializada em contabilidade para a indústria têxtil e contabilidade para escolas, estamos localizados na zona norte da capital São Paulo - SP.

Siga-nos:

FAÇA UMA AVALIAÇÃO FINANCEIRA GRATUITA PARA SUA EMPRESA COM A DJ CONTABILIDADE E TENHA 2X MAIS LUCRATIVIDADE!

Abrir Uma Empresa Pode Ser Algo Simples Facil E Rapido - DJ Contabilidade
Fechar Menu