Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
abetura de capital

O que é abertura de capital?

Empresas que estão entrando no mercado e precisam de capital para crescer ou se estabelecer podem encontrar na abertura de capital a solução perfeita para financiar suas necessidades e impulsionar o negócio. Muitas vezes, esta é uma opção mais vantajosa do que solicitar empréstimos bancários, uma vez que as taxas e juros aplicados podem ser exorbitantes e prejudicar as finanças da organização. 

Embora a maioria das pessoas acredite que apenas grandes organizações possam ingressar no mercado de capitais, por meio da comercialização de suas ações, esta é uma opção que pode ser explorada também por empresas de pequeno e médio porte. Empresas classificadas como de capital aberto emitem títulos ou ações que remuneram seus investidores, e eles passam a fazer parte do quadro acionário da empresa, se tornando como “sócios minoritários”. 

Oferta pública inicial: entenda como funciona

Uma oferta pública inicial, identificada pela sigla IPO (Initial Public Offering), é o nome do processo pelo qual as empresas vão do âmbito privado para o público, abrindo o capital e vendendo suas ações. Para que isso seja possível, entretanto, é preciso seguir um processo burocrático relativamente demorado e que demanda a aprovação de um órgão fiscalizador chamado Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O primeiro procedimento formal para a empresa abrir capital consiste em protocolar um pedido de registro junto à CVM. Em seguida, é necessário fazer uma solicitação de listagem na bolsa de valores brasileira. Esse processo exige que a empresa passe por diversos trâmites legais que envolvem a realização de balanços financeiros detalhados, além de inúmeras auditorias. 

Quando toda a burocracia estiver aprovada, instituições financeiras como bancos e corretoras de valores avaliam a empresa e identificam o valor de seu capital. Com base nisso, é possível precificar as ações e começar a captação de possíveis investidores. Trata-se de um processo longo e complexo, que deve ser feito sempre de maneira cuidadosa e com ajuda dos melhores profissionais do setor de contabilidade e da área jurídica. 

Como funciona o IPO para os investidores?

Quem deseja ser acionista da empresa também precisa passar por alguns processos, preenchendo junto com alguma corretora de ações o valor que gostaria de adquirir. Esta solicitação deve ser feita em dinheiro, e não em quantidade de ativos, uma vez que a fixação dos preços das ações termina às vésperas do IPO. 

Muitos investidores apostam no IPO para a compra de ações, uma vez que há muitas chances de adquiri-las por um valor mais baixo e ver os valores subirem substancialmente à medida em que a empresa cresce. Porém, vale lembrar que esta é também uma aposta arriscada, com risco de perdas financeiras. 

O que significa a abertura de capital para sua empresa?

De maneira simplificada, a abertura de capital é um movimento para levantar fundos e ter mais capital para investir no crescimento da empresa, em infraestrutura ou na expansão dos negócios. Os investidores que adquirem as ações da empresa passam a fazer parte do quadro de sócios da organização, passando a ser proprietários de uma parcela do empreendimento e tendo direito a receber conforme ela cresce. 

Uma empresa de capital aberto, em resumo, é uma organização cujos sócios aceitaram vender uma participação na Bolsa de Valores. A partir daí, qualquer investidor individual (pessoa) ou institucional (fundos de investimento ou bancos, por exemplo) do Brasil ou do exterior pode se tornar um acionista. 

Vale lembrar que uma empresa de capital aberto fica sob as diretrizes dos órgãos de fiscalização financeira. Isso significa que a organização passa a ser obrigada a seguir regras específicas e sempre divulgar mudanças em suas estruturas, práticas comerciais e estatutos financeiros. 

Vantagens para a empresa

O principal benefício para a empresa que abrem capital é o aumento da captação de investimentos e recursos, viabilizando o financiamento de seus projetos e gerando maior perspectiva de crescimento no mercado. Outras vantagens que podem ser percebidas por uma organização de capital aberto são:

  • Redução do risco de crédito;
  • Facilidade para aquisição e fusão;
  • Redução do custo de capital;
  • Liquidez patrimonial;
  • Propaganda indireta; 
  • Vantagem competitiva;
  • Atração e retenção de talentos. 

Desvantagens para a empresa

Empresas de capital aberto também enfrentam novos desafios, especialmente no que diz respeito aos custos e taxas necessários para cumprir todos os requisitos para entrar no mercado de ações. Além disso, há custos contínuos para manter a empresa com o capital aberto, o que demanda não apenas dinheiro em caixa, mas o constante cuidado com nova auditorias e documentações. 

Outras possíveis desvantagens da abertura de capital para empresas são:

  • Mais exposição legal de seus funcionários e diretores;
  • Necessidade de divulgação de resultados e balanços patrimoniais;
  • Maior pressão do mercado;
  • Menor controle sobre a empresa;
  • Maior vulnerabilidade às aquisições. 

Abertura de capital: como uma empresa de contabilidade pode ajudar?

Um dos principais impeditivos enfrentados por empresas menores que desejam realizar a abertura de capital é toda a burocracia envolvida e o longo processo exigido. Para que a empresa possa entrar no pregão da bolsa, por exemplo, as finanças precisam estar todas em ordem e o balanço financeiro precisa ser publicado para que os potenciais investidores consigam avaliar os detalhes da oferta de ações. 

Nesse sentido, empresas que contam com o auxílio e o conhecimento especializado de um escritório de contabilidade podem reduzir suas dores de cabeça em relação ao processo. Isso porque os profissionais de contabilidade sabem como organizar toda a documentação que será exigida referente às finanças, bem como organizar os balanços financeiros detalhados que são essenciais tanto no momento de abertura  de capital como para manutenção do capital aberto.

Além disso, a contabilidade pode ajudar os empreendedores a entender se optar pela abertura de capital é mesmo a opção mais vantajosa para a empresa captar recursos financeiros. É importante lembrar que esta é apenas uma das formas de alcançar financiamento, sendo necessário avaliar cada caso individualmente antes de simplesmente permitir que outras pessoas se tornem sócias. 

Com ajuda da DJ Contabilidade, sua empresa tem acesso a soluções que compreendem todo o patrimônio organizacional, registrando e estudando todos os fenômenos e variações que afetam a dinâmica financeira do seu empreendimento. Entre em contato e descubra como fazer a abertura de capital para sua empresa, e como otimizar seus recursos da melhor maneira possível. 

Tire suas dúvidas conosco, nós, da Dj Contabilidade, somos especialistas na sua empresa, e criamos este artigo especialmente para você!

Esperamos que tenha gostado e que isso te ajude a traçar uma direção concreta para a sua profissão.
Siga-nos no Facebook: @djcontabilidadeoficial

Sucesso e até a próxima.

A DJ Contabilidade é uma Contabilidade na Zona Norte – SP Contabilidade na Zona Norte – SP.

[cta-box-news form=”contact-form-7 id=’2431′ title=’newsletter blog'”]

Nós da DJ Contabilidade somos uma empresa especializada em contabilidade para a indústria têxtil e contabilidade para escolas, estamos localizados na zona norte da capital São Paulo - SP.

Siga-nos:

FAÇA UMA AVALIAÇÃO FINANCEIRA GRATUITA PARA SUA EMPRESA COM A DJ CONTABILIDADE E TENHA 2X MAIS LUCRATIVIDADE!

Abrir Uma Empresa Pode Ser Algo Simples Facil E Rapido - DJ Contabilidade
Fechar Menu