Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Antecipação de recebíveis de escolas: o que é e como fazer

Se a sua escola ou instituição de ensino está precisando de capital de giro para se manter em pleno funcionamento, optar pela antecipação de recebíveis pode ser uma excelente alternativa para resolver as despesas da empresa a curto prazo. Para que esta seja uma solução eficiente, e não se torne um problema no futuro, é preciso ter um planejamento cuidadoso e gestão das contas a receber — uma vez que esta operação mexe diretamente com o fluxo de caixa de sua escola. 

O que é antecipação de recebíveis?

De maneira bastante simplificada, podemos dizer que a antecipação de recebíveis é um recurso que permite adiantar o recebimento de valores que só entrariam mais tarde no caixa da instituição. Isso significa, portanto, a possibilidade de receber dinheiro referente a vendas realizadas a prazo, tais como cheques pré-datados e/ou cartões de crédito. Neste caso, os valores referentes a essas opções podem ser embolsados pela empresa de uma só vez.

Vale lembrar que esta é uma solução a curto prazo, considerada especialmente vantajosa se for comparada com a realização de um empréstimo bancário — que geraria uma elevada taxa de juros para arcar. Com a antecipação dos valores recebíveis, a escola pode então ter dinheiro em seu caixa para cobrir as despesas mais urgentes e essenciais, evitando a contração de novas dívidas que poderiam se acumular futuramente. 

Ao optar pela antecipação de recebíveis, portanto, a empresa embolsa um dinheiro que já seria destinado a ela de qualquer maneira. A diferença é que sua escola recebe à vista os valores que entrariam a prazo, pagando juros menores do que os que seriam cobrados caso você apelasse para a contratação de um empréstimo para cobrir as despesas, por exemplo. Outra vantagem desta modalidade é que ela é mais fácil de contratar, uma vez que oferece mais segurança à instituição financeira. 

Antecipação de recebíveis: cuidados ao utilizar

A antecipação de recebíveis pode ser uma boa opção para quem precisa obter crédito de maneira rápida e simplificada, mas sua utilização deve seguir sempre alguns critérios dentro do seu planejamento estratégico e financeiro, e requer alguns cuidados para não comprometer as contas da sua escola. Os principais pontos que merecem atenção na hora de antecipar os recebimentos da instituição são:

Descontrole sobre os recebíveis

Assim como qualquer movimentação financeira da escola, a antecipação de recebíveis deve ser feita de maneira controlada e equilibrada. Esta é uma ferramenta útil para situações de emergência, em que sua instituição precisa de dinheiro para cobrir uma dívida específica ou sazonal, mas que jamais deve se tornar parte do caixa da escola. Quem tem o costume de usar este tipo de capital como forma de cobrir seu caixa, inevitavelmente acaba se tornando refém das instituições financeiras — já que a antecipação de recebíveis também traz taxas e juros.

Taxas de serviços

Muitas instituições que concedem o serviço de antecipação de recebíveis cobram não apenas os juros, mas por algumas taxas de serviço que também precisam ser consideradas no momento de decidir se realmente vale antecipar os valores a receber. É preciso que o montante cobrado continue representando uma vantagem em relação ao empréstimo, de modo que você opte pela melhor transação para suas contas.

Valor dos juros

Antes de optar pela antecipação de recebíveis para sua escola, é essencial que você entenda o valor dos juros cobrados e como eles são capitalizados. Isso porque a taxa de juros pode fazer com que o valor dos recebíveis seja muito menor do que o esperado, muitas vezes não cobrindo a quantia que você necessita para resolver as pendências financeiras do momento. Por isso, sempre calcule com cuidado os valores e descontos, de modo a ter certeza de que antecipar os recebíveis é uma solução para o problema de sua instituição de ensino.

Uso contínuo da antecipação de recebíveis

Embora seja um recurso útil, a antecipação de recebíveis deve ser vista como uma alternativa emergencial, e jamais como parte do caixa da sua escola. Isso porque, quando utilizada de maneira frequente, a antecipação de recebíveis e seus devidos juros e taxas fazem com que esta seja uma fonte de capital de giro mais cara, podendo impactar de maneira negativa nos resultados financeiros da instituição. 

Quando optar pela antecipação de recebíveis?

Apesar dos cuidados necessários na hora de optar pela antecipação de recebíveis, existem muitas situações em que esta é uma excelente opção para a sua escola. Para isso, entretanto, é preciso que a taxa cobrada seja inferior do que todas as outras linhas de crédito que a instituição já possui. Se isso não acontecer, a linha de crédito que apresenta taxa de menor valor passa a ser a melhor opção.

Além disso, é preciso montar uma projeção de fluxos de caixa, de modo a calcular se os valores que estão sendo antecipados não farão falta no futuro, levando a empresa a ficar no vermelho. O ideal é que este recurso seja utilizado em momentos de dificuldade pontual em relação aos custos, como na época de fim de ano (em que os encargos trabalhistas são maiores) ou em momentos de crise com algum equipamento ou ambiente da escola. 

É indicado, portanto, que você utilize a antecipação de recebíveis para situações em que é preciso:

  • Impulsionar o fluxo de caixa e manter as operações da escola sem se comprometer com empréstimos;
  • Realizar investimentos específicos, tais como ampliações, expansão ou projetos/demandas sazonais;
  • Ter recursos para pagar um gasto inesperado ou cobrir períodos do ano de maiores despesas, tais como a época de pagar impostos ou quitar obrigações trabalhistas.

Se você ainda tem dúvidas sobre a forma como a antecipação de recebíveis funciona e se optar por este tipo de transação é a melhor escolha para o momento que sua escola ou instituição de ensino está vivendo, consulte os especialistas da DJ Contabilidade e descubra as melhores soluções para manter a saúde financeira do seu negócio. Entre em contato conosco e vamos descobrir juntos como transformar seu negócio em um grande sucesso!

Tire suas dúvidas conosco, nós, da Dj Contabilidade, somos especialistas na sua empresa, e criamos este artigo especialmente para você!

Esperamos que tenha gostado e que isso te ajude a traçar uma direção concreta para a sua profissão.
Siga-nos no Facebook: @djcontabilidadeoficial

Sucesso e até a próxima.

A DJ Contabilidade é uma Contabilidade na Zona Norte – SP Contabilidade na Zona Norte – SP.

[cta-box-news form=”contact-form-7 id=’2431′ title=’newsletter blog'”]

Nós da DJ Contabilidade somos uma empresa especializada em contabilidade para a indústria têxtil e contabilidade para escolas, estamos localizados na zona norte da capital São Paulo - SP.

Siga-nos:

FAÇA UMA AVALIAÇÃO FINANCEIRA GRATUITA PARA SUA EMPRESA COM A DJ CONTABILIDADE E TENHA 2X MAIS LUCRATIVIDADE!

Abrir Uma Empresa Pode Ser Algo Simples Facil E Rapido - DJ Contabilidade
Fechar Menu