(11) 2238-4300

+55 (11) 9 9217-8431

contato@djcontabilidade.com.br

Blog

Blog

Menu

montar uma holding

As vantagens de montar uma holding – e como obtê-las para o seu negócio!

Holding é o termo que usamos para definir uma empresa constituída sob a forma de uma sociedade limitada, que tem…

19 de junho de 2018

Holding é o termo que usamos para definir uma empresa constituída sob a forma de uma sociedade limitada, que tem como principal objetivo administrar os negócios e bens patrimoniais de uma família ou de um grupo. Montar uma holding exige os mesmos procedimentos de qualquer outro tipo de empresa, porém, suas vantagens são muito mais evidentes.

Através de uma holding, uma pessoa física que possua maior quantidade de imóveis ou mesmo mais de uma empresa, poderá controlar melhor suas atividades, mantendo sua saúde financeira e oferecendo melhores condições de recolhimento de impostos, entre outros benefícios.

Assim, quando uma pessoa física procura montar uma holding, ela está procurando um meio de controlar melhor seu patrimônio pessoal ou ainda buscando o controle mais efetivo sobre outras empresas.

A seguir, você vai conhecer algumas das vantagens oferecidas pelo formato de holding, que permite maior mobilidade de operação dos negócios:

1.   Conseguir benefícios fiscais

Uma das principais vantagens de montar uma holding é conseguir benefícios fiscais. Assim, por exemplo, quando uma pessoa física é investidor imobiliário, tendo como atividade principal comprar imóveis para locação ou revenda, através de uma holding, essa pessoa irá conseguir maiores benefícios do que como pessoa física.

Como pessoa física, o investidor deve pagar uma taxa mais alta de impostos, o que acaba por reduzir sua lucratividade. Se ela montar uma holding imobiliária, poderá reduzir os impostos praticamente pela metade, gerando maior lucratividade, além de possuir maior capital de giro.

Como nossa legislação possibilita reduzir os impostos através de alguns meios legais, a criação de uma holding imobiliária é uma excelente estratégia para trabalhar de forma legal, como exige a legislação, e, ao mesmo tempo, recolher menos tributos.

2.   Maior segurança para o empreendimento

A criação de uma holding permite ainda gerenciar melhor as atividades de qualquer tipo de empreendimento, garantindo total controle sobre as condições financeiras, ou seja, o empreendedor estará mais seguro com relação à segurança de seus imóveis ou de suas empresas.

Montar uma holding empresarial ou patrimonial é uma das formas mais eficientes de se garantir com relação a ações jurídicas ou fiscais que possam colocar em risco o patrimônio, já que se trata de um patrimônio corporativo.

Os bens alocados a uma empresa não podem ser penhorados aleatoriamente, como pode ocorrer quando se trata de uma pessoa física, uma vez que estão vinculados ao contrato social.

3.   Mais facilidade de gerenciamento

Um dos objetivos de montar uma holding, patrimonial ou empresarial, é a facilidade oferecida para o gerenciamento de suas atividades. A holding pode ser criada através de algumas condições mais abrangentes do que o patrimônio pessoal ou do que o gerenciamento de empresas diferentes como, por exemplo:

  • Uma holding empresarial possui participação no capital e no patrimônio de outras empresas, funcionando, basicamente, como uma controladora;
  • Uma holding mista, além de manter a participação em outras sociedades, pode também exercer suas atividades empresariais, conforme determinado pelo seu contrato;
  • Uma holding de participação permite ao seu controlador manter sua posição no capital de outras empresas, mesmo que essa participação seja menor;
  • Uma holding familiar possibilita controlar os bens dos membros de uma mesma família, além de permitir a criação de outras empresas em nome da empresa constituída.

4.   Planejamento de sucessão

Montar uma holding permite facilitar o planejamento de sucessão dos bens patrimoniais. Uma holding empresarial permite que o administrador possa definir, ainda em vida, todos os elementos e condições que irão movimentar o processo de sucessão.

A sucessão, quando ocorre com pessoas físicas, exige um inventário, condição jurídica que, muitas vezes, pode demorar até 5 anos. Quando se trata de uma holding, no entanto, a divisão é feita por cotas, facilitando o processo e transferindo para os herdeiros todos os benefícios de uma holding.

5.   Titularização de bens e direitos

Denominada holding pura ou sociedade de participação, a holding permite que o empresário possa manter ações de outras empresas ou mesmo manter o patrimônio pessoal, legalmente transferido para a empresa.

O modelo de constituição de empresa como holding, além de permitir manter o controle sobre outras empresas, também possibilita que o empresário ou os membros de uma família possam ser acionistas ou quotistas, tendo o status de sociedade patrimonial.

Dessa forma, é possível garantir que os ativos permaneçam sob uma mesma responsabilidade, garantindo a perpetuação dos ativos e evitando que possam ser vendidos ou mesmo exigindo um inventário quando ocorre a sucessão.

6.   Economia fiscal e tributária

Montar uma holding mostrou-se como uma das melhores formas de produzir economia fiscal, trazendo benefícios não concedidos às pessoas físicas detentoras de maior patrimônio.

A montagem de uma holding é autorizada pela Lei das Sociedades Anônimas, seguindo seus princípios e sua legislação, devendo ser estabelecido um planejamento tributário adequado para que se possa economizar com a excessiva tributação.

Através de uma holding, os seus integrantes podem praticar de forma legal a elisão fiscal, que é o único meio de fazer economia nos tributos permitido pela legislação brasileira.

7.   Fortalecimento do grupo empresarial

Muito embora montar uma holding seja uma das formas legais de se conseguir incentivos fiscais, esse tipo de sociedade ganhou, em pouco tempo, uma importante função para empreendedores ou proprietários de patrimônio de maior porte, sendo permitida, entre outras coisas, como holding de administração.

É evidente que, quando falamos em holding, um dos principais conceitos é de que se trata de uma sociedade controladora de outras sociedades, ou mesmo de um grupo que busca centralizar as informações e a administração, facilitando o controle das suas unidades de produção.

No mercado atual, onde encontramos cada vez mais concorrência, montar uma holding permite que o grupo de participantes possa fortalecer as empresas, reduzindo as divergências administrativas, mantendo o total controle sobre as empresas que integram o conglomerado.

Como podemos observar, montar uma holding oferece diversas vantagens para uma família com patrimônio de grande porte ou para empreendedores que buscam o fortalecimento das suas atividades. A montagem de uma holding é totalmente legal e possibilita maiores garantias para quem busca crescimento sustentável e lucratividade constante.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a DJ Contabilidade. Nós podemos te ajudar!

Sucesso e até breve.

Vamos planejar o futuro do seu negócio?

Desenvolvemos um guia completo para te ajudar controlar de maneira fácil seu negócio.

Planilha de Fluxo de Caixa

Vamos conversar sobre o futuro do seu negócio?

Com mais de 50 anos de experiência e atuação de excelência no mercado de contabilidade, é impossível o seu sonho não gerar frutos com a DJ Contabilidade.

Prefere um atendimento rápido?

Chame a DJ Contabilidade no Whatsapp! Respondemos em instantes.

Quer aprender com quem entende?

Se você é um empreendedor em busca de alta perfomenace, acesse nossos materiais gratuitos e descubra o que preparamos para o seu negócio.

Vamos conversar sobre o futuro do seu negócio?

Com mais de 50 anos de experiência e atuação de excelência no mercado de contabilidade, é impossível o seu sonho não gerar frutos com a DJ Contabilidade.

Prefere um atendimento rápido?

Chame a DJ Contabilidade no Whatsapp! Respondemos em instantes.

Quer aprender com quem entende?

Se você é um empreendedor em busca de alta perfomenace, acesse nossos materiais gratuitos e descubra o que preparamos para o seu negócio.

Menu

Contato rápido

(11) 2238-4300

+55 (11) 9 9217-8431

contato@djcontabilidade.com.br

Seu imposto de renda feito de forma simples, ágil e sem estresse.

Você não precisa gastar horas e quebrar a cabeça para fazer sua declaração de imposto, inscreva-se e garanta sua declaração antes do período acabar!

Vamos conversar sobre o futuro do seu negócio?

Com mais de 50 anos de experiência e atuação de excelência no mercado de contabilidade, é impossível o seu sonho não gerar frutos com a DJ Contabilidade.