Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Como manter a equipe motivada em época de quarentena

A pandemia do novo coronavírus têm trazido muitos desafios para as organizações, que têm que lidar não apenas com a ameaça de uma doença ainda sem cura, mas com a incerteza do mercado e a necessidade de se adaptar à nova realidade. Para muitas empresas, o trabalho remoto passou a fazer parte do cotidiano, trazendo ainda mais complicações para os gestores — que precisam encontrar formas de manter o time produtivo e coeso. 

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que uma empresa é composta por pessoas, e o bom relacionamento entre elas é um dos fatores determinantes para que resultados positivos sejam alcançados. Quando a equipe de trabalho tem o contato minimizado pela necessidade do isolamento social, podem surgir problemas de comunicação e até mesmo de perspectiva. Por isso, é necessário encontrar formar de manter todos unidos e motivados. 

Qual a importância da motivação para o trabalho?

A motivação está diretamente relacionada com a entrega do indivíduo a determinada atividade: quanto mais motivado ele está, maior será sua empolgação e dedicação em realizar determinada tarefa. No âmbito profissional, a motivação dos profissionais é responsável pelo alcance de melhores resultados, além de gerar aprimoramento dos processos organizacionais e alta produtividade.

Outros benefícios que podem ser alcançados por meio da motivação das equipes de trabalho são:

  • Otimização do tempo;
  • Melhoria nos relacionamentos interpessoais;
  • Aprimoramento do trabalho em equipe;
  • Crescimento pessoal e organizacional;
  • Desenvolvimento de novos projetos;
  • Melhoria da autoestima dos colaboradores;
  • Aumento da satisfação individual dos profissionais. 

Dicas para manter a equipe motivada na quarentena

Seja transparente

A comunicação é essencial em todas as relações, sejam elas pessoais ou profissionais. Em momentos de crise, a transparência se torna ainda mais importante — evitando que surjam fofocas e conflitos desnecessários. Por isso, seja sempre sincero com seus colaboradores e colegas, mostrando a eles que podem confiar na empresa e que vocês pretendem passar por este momento juntos. 

Dê feedbacks

O feedback é uma ferramenta muito poderosa quando o assunto é motivação. Elogios e críticas construtivas são uma excelente maneira de fazer com que o colaborador perceba que está sendo visto e que seu papel dentro da organização é importante. Lembre-se que até mesmo comportamentos aparentemente negativos podem ser revertidos em motivação para o trabalho, desde que o gestor saiba ouvir o colaborador, entender suas dores e incentivar seu crescimento. 

Facilite o home-office

Com a quarentena imposta pela chegada da pandemia do coronavírus, muitas empresas precisaram colocar seus colaboradores para trabalhar em home-office. Na maioria dos casos, porém, isso foi feito com caráter de urgência. Isso significa que não houve muito tempo para planejar as melhores estratégias de trabalho remoto e muitos profissionais que nunca trabalharam de casa tiveram que começar a fazer isso de um dia para outro. 

Por isso, é importante que você esteja atento para as possíveis dificuldades que sua equipe pode estar enfrentando no home-office, fazendo o possível para sanar aquelas que estiverem ao alcance da empresa.

Mantenha canais de conversa diários

O relacionamento e a integração de uma dependem diretamente do convívio e interação, e o distanciamento pode levar a diversos problemas relacionados à motivação e comunicação. Nesse sentido, é importante encontrar um canal de comunicação que permita conversar com toda a equipe, de modo a manter todos em contato. 

É possível, inclusive, fazer encontros online para falar a respeito de como tem sido este período e dividir as dificuldades e até mesmo dicas de bem-estar ou produtividade. É importante que as conversas não sejam apenas com caráter de reunião, e representem um momento de conversa franca e descontraída. 

Esteja atento à sobrecarga

Estar em casa não significa necessariamente trabalhar menos e, muitas vezes, o que ocorre é justamente o contrário: muitas pessoas acabam estendendo seus horários de trabalho e almoçam ao lado do computador. Quando aliadas às preocupações com a pandemia do novo coronavírus, esta carga de trabalho pode se tornar excessiva e ser prejudicial para o corpo e para a mente do colaborador — levando à desmotivação. 

Por isso, é importante que os gestores estejam sempre atentos aos sinais que podem indicar sobrecarga de trabalho ou preocupações em seus colaboradores. Isso pode ser feito por meio de conversas francas, trazendo ainda excelentes oportunidades para otimizar processos, redistribuir atividades ou reorganizar demandas. Assim, a produtividade é favorecida, assim como a motivação.

Valorize os colaboradores

Reconhecer o valor dos seus colaboradores é uma maneira muito eficiente de aumentar a autoestima e motivação dos profissionais — afinal, todas as pessoas gostam de se sentir valorizadas. Em um momento de crise como o da pandemia, pode não ser possível recompensar o colaborador com um aumento de salário, mas existem outras maneiras de premiar o esforço coletivo. 

Antes de mais nada, demonstre gratidão pelos profissionais que estão com você neste momento, e faça questão de deixar bem claro como a empresa reconhece e valoriza cada um. Isso pode ser feito por meio de planos de bonificação para quando a crise passar, pela criação de momentos de diversão compartilhada ou até mesmo pelo incentivo ao desenvolvimento profissional dos colaboradores. 

Não minimize os problemas

A quarentena e a crise do coronavírus afeta todas as pessoas, em maior ou menor escala. Este não é um momento para minimizar os problemas ou fingir que está tudo bem, pelo contrário: esteja presente e disponível para que sua equipe possa expressar dúvidas e preocupações, de modo que todos possam enfrenar a crise em conjunto. 

Busque apoio quando necessário

Em um momento de crise sem precedentes, como que vivemos hoje com a pandemia e a quarentena, é fundamental que as empresas encontrem formas de se manter ativas sem que os colaboradores fiquem desmotivados. Outra preocupação que pode afetar as organizações diz respeito a encontrar formas de reduzir custos e adaptar seus métodos de trabalho a um novo comportamento de mercado. 

Caso sua empresa esteja passando por dificuldades, precise reorganizar os gastos ou tenha dúvidas a respeito de como lidar com as finanças neste momento complicado, entre em contato conosco e solicite uma consulta. 

Tire suas dúvidas conosco, nós, da Dj Contabilidade, somos especialistas na sua empresa, e criamos este artigo especialmente para você!

Esperamos que tenha gostado e que isso te ajude a traçar uma direção concreta para a sua profissão.
Siga-nos no Facebook: @djcontabilidadeoficial

Sucesso e até a próxima.

A DJ Contabilidade é uma Contabilidade na Zona Norte – SP Contabilidade na Zona Norte – SP.

[cta-box-news form=”contact-form-7 id=’2431′ title=’newsletter blog'”]

Nós da DJ Contabilidade somos uma empresa especializada em contabilidade para a indústria têxtil e contabilidade para escolas, estamos localizados na zona norte da capital São Paulo - SP.

Siga-nos:

FAÇA UMA AVALIAÇÃO FINANCEIRA GRATUITA PARA SUA EMPRESA COM A DJ CONTABILIDADE E TENHA 2X MAIS LUCRATIVIDADE!

Abrir Uma Empresa Pode Ser Algo Simples Facil E Rapido - DJ Contabilidade
Fechar Menu