Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Empresas estão cada vez mais digitais. Sua empresa tem acompanhado essas tendências?

A transformação digital se tornou uma necessidade para praticamente todas as empresas, sobretudo com a crise gerada pela chegada do novo coronavírus. Isso porque, com a necessidade do isolamento social e a suspensão de diversas atividades presenciais, os empreendedores precisaram ferramentas específicas do ambiente online para continuar em ação. 

É chamado de transformação digital o processo pelo qual as empresas adotam tecnologias para melhorar seu desempenho, aumentar o alcance, oferecer um melhor atendimento e garantir resultados melhores. Trata-se de mudança essencial não apenas para esse período de pandemia, mas para trazer mais vantagem competitiva à organização e otimizar o trabalho realizado.

Com a transformação digital, as empresas podem aproveitar melhor as oportunidades do mercado. Porém, isso exige que elas reinventem seus modelos organizacionais e processos internos, investindo em ferramentas modernas e até mesmo em treinamento dos colaboradores, de modo que a tecnologia passe a ser um elemento central do negócio, trazendo melhorias e benefícios.

Organizações estão se tornando mais digitais

De acordo com levantamento feito pela fintech estadunidense Intuit QuickBooks, que desenvolve softwares de gestão para pequenas e médias empresas, quase metade das pequenas empresas do Brasil se tornaram mais digitais ao longo da pandemia de Covid-19. Isso permitiu que essas organizações migrassem sua operação para o home-office e foi apontado pela maioria dos gestores como responsável por melhorar o relacionamento com o cliente. 

Para que isso fosse possível, as principais ferramentas digitais escolhidas foram os aplicativos que facilitam a comunicação remota e a criação de e-commerces. Um dado interessante a respeito desta nova realidade é que uma parcela bem pequena desses empreendedores (apenas 30%) afirmou que tinha planos de investir em novas ferramentas antes da pandemia. Isso evidencia não apenas como a transformação digital pode ajudar neste momento de crise, mas como elas são adaptáveis ao mercado.

Empresas digitais: quais são os benefícios?

Os principais benefícios associados à transformação digital de um negócio dizem respeito ao aumento da eficiência operacional. Isso ocorre porque as ferramentas adotadas permitem a automação de processos e garantem um maior alcance dos serviços e da comunicação da empresa, tornando-a mais acessível e útil para o consumidor. Como consequência, é possível destacar como consequências desta transformação:

  • Otimização de processos;
  • Redução de erros manuais;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhoria do desempenho;
  • Redução de custos;
  • Melhor relacionamento com o consumidor;
  • Redução de tempo gasto com tarefas repetitivas;
  • Eficiência e agilidade nas tomadas de decisão;
  • Vantagem competitiva para a empresa. 

Como acompanhar a transformação digital do mercado?

Repense o modelo de negócio

A transformação digital inevitavelmente exige uma mudança estrutural e na forma como seus gestores pensam e agem. Além disso, é necessário adaptar suas estratégias de negócio ao ambiente online, visualizando o futuro digital da empresa. 

Para isso, é preciso analisar as tendências do mercado, o comportamento do consumidor e até mesmo as ações dos seus principais concorrentes. Dessa forma, é possível identificar quais são as tecnologias que podem funcionar melhor em seu segmento de atuação, descobrir novos cenários para a organização e entender como agir para alcançar resultados cada vez melhores e dentro de seus objetivos. 

Faça um planejamento estratégico

O planejamento estratégico é fundamental para todo tipo de empreendimento, independentemente de sua adaptação ao âmbito digital. Esta é a etapa em que são definidos os objetivos do negócio e planejados os passos necessários para que eles sejam alcançados. 

Prepare a infraestrutura

Após o planejamento do seu processo de transformação digital, é necessário adaptar a infraestrutura para as novas necessidades do negócio. Pode ser necessário, por exemplo, adquirir softwares específicos, adotar o uso de um aplicativo, atualizar servidores e investir em sistemas. Nesta etapa, pode ser necessário oferecer também programas de capacitação para suas equipes de trabalho.

Invista em novas habilidades

Além da capacitação dos funcionários, a transformação digital pode ser uma excelente oportunidade para que a empresa explore novas formas de atuar e se destacar no mercado. Uma excelente maneira de se posicionar à frente da concorrência é investindo em marketing de conteúdo ou outras estratégias de divulgação online, como estar presente nas redes sociais ou criar canais diferenciados para atender o consumidor — como chat ou atendimento por WhatsApp.

Reestruture processos e atualize a cultura organizacional

Novas tecnologias podem facilitar rotinas e até mesmo eliminar etapas de trabalho, exigindo que sua empresa repense os processos de trabalho e avalie se todas as etapas utilizadas atualmente são realmente necessárias. Nesse sentido, é importante reestruturar os processos conforme a necessidade, o que inclui remodelar a cultura organizacional para que as novas tecnologias sejam devidamente incorporadas à forma de pensar e agir dos profissionais.

Saiba transformar o negócio de maneira contínua

É importante ter em mente que tanto a tecnologia como o comportamento do consumidor mudam constantemente, cabendo às empresas acompanhar essas transformações. A transformação digital é um processo contínuo, que demanda atualização constante para que os resultados sejam cada vez melhores. 

Contabilidade e transformação digital

A contabilidade da sua empresa é fundamental para que a gestão financeira da organização esteja sempre sob controle, garantindo a melhor gestão tributária para seu negócio e evitando multas e outros transtornos relacionados aos ativos, passivos, receitas e despesas. Quando o assunto é transformação digital, as soluções podem ser incorporadas também às finanças, garantindo que os gestores tenham métricas confiáveis para embasar suas decisões e planos de ação. 

Nesse sentido, contar com profissionais devidamente qualificados para cuidar da contabilidade de seu negócio pode ser uma excelente opção para que as empresas não percam o controle de suas finanças. Atualmente, a maioria das empresas especializadas indicam o uso de softwares e soluções integradas que levam praticidade às tarefas operacionais relacionadas à contabilidade organizacional. 

A chamada contabilidade digital acabou se tornando uma ferramenta inevitável para a maioria das empresas, permitindo a automatização de procedimentos e compilando dados de maneira ágil e confiável. O ideal, entretanto, é que este tipo de tecnologia seja administrado por profissionais que entendam do assunto e saibam como utilizar os aplicativos e sistemas da melhor maneira, favorecendo a administração financeira do seu negócio. 

Para saber mais sobre o assunto e entender como um escritório de contabilidade pode ajudar sua empresa e favorecer o processo de transformação digital de seu negócio, entre em contato com os profissionais da DJ Contabilidade.

Tire suas dúvidas conosco, nós, da Dj Contabilidade, somos especialistas na sua empresa, e criamos este artigo especialmente para você!

Esperamos que tenha gostado e que isso te ajude a traçar uma direção concreta para a sua profissão.
Siga-nos no Facebook: @djcontabilidadeoficial

Sucesso e até a próxima.

A DJ Contabilidade é uma Contabilidade na Zona Norte – SP Contabilidade na Zona Norte – SP.

[cta-box-news form=”contact-form-7 id=’2431′ title=’newsletter blog'”]

Nós da DJ Contabilidade somos uma empresa especializada em contabilidade para a indústria têxtil e contabilidade para escolas, estamos localizados na zona norte da capital São Paulo - SP.

Siga-nos:

FAÇA UMA AVALIAÇÃO FINANCEIRA GRATUITA PARA SUA EMPRESA COM A DJ CONTABILIDADE E TENHA 2X MAIS LUCRATIVIDADE!

Abrir Uma Empresa Pode Ser Algo Simples Facil E Rapido - DJ Contabilidade
Fechar Menu