Escritório de contabilidade em São Paulo

Escritório de contabilidade em São Paulo: como encontrar?

Contar com o apoio de um escritório de contabilidade é essencial para empresas de todos os segmentos e portes. Isso porque, além de oferecer ajuda em relação aos inúmeros trâmites e procedimentos que envolvem as finanças de uma empresa, o contador profissional proporciona uma parceria estratégica muito valiosa para o crescimento dos negócios e da organização como um todo. 

Embora muitos empreendedores ainda vejam este setor como mera formalidade burocrática, a contabilidade é um recurso que pode ser um grande aliado da gestão empresarial. Uma boa análise contábil oferece informações essenciais para quem deseja compreender profundamente os custos, despesas e rentabilidade da empresa. Com isso, o empresário consegue embasar suas decisões e direcionar seus recursos da melhor maneira. 

Com a orientação de um contador, por exemplo, o empresário consegue escolher conscientemente o regime tributário mais adequado para seu negócio. Além disso, a contabilidade ajuda a manter os gastos e receitas devidamente organizados, oferecendo uma visão realista e precisa a respeito das finanças e rentabilidade da empresa. 

Escritório de contabilidade em São Paulo: como escolher?

Assim como acontece em praticamente todas as áreas de atuação, o setor da contabilidade conta com diversas empresas concorrentes, o que pode dificultar bastante a identificação do escritório mais adequado para seu negócio. Por ser uma grande metrópole repleta de oportunidades, encontrar um escritório de contabilidade em São Paulo pode ser uma tarefa ainda mais difícil para o empreendedor. 

Uma vez que este serviço se destaca como uma importante aliada da administração financeira empresarial, é preciso encontrar um escritório de contabilidade em São Paulo que ofereça um trabalho de qualidade. Muito mais do que registrar e gerir os processos contábeis, a assessoria contábil deve agir como uma parceira do negócio, permitindo que o empresário acompanhe todos os detalhes de seu crescimento patrimonial. 

Outras vantagens de contar com o apoio de um escritório especializado em contabilidade são:

  • Gestão facilitada de recursos;
  • Cumprimento das obrigações trabalhistas;
  • Visão sobre o uso e destino dos investimentos e recursos;
  • Escolha do regime tributário mais adequado para a empresa;
  • Mapeamento do setor fiscal;
  • Planejamento consciente do pagamento de impostos;
  • Acompanhamento das atualizações na legislação tributária;
  • Manutenção da saúde financeira da empresa;
  • Soluções para melhor aproveitamento dos recursos;
  • Redução de gastos;
  • Aumento da lucratividade e competitividade do negócio. 

Dicas para encontrar um escritório de contabilidade de confiança

Com tantos benefícios a oferecer, o escritório que vai cuidar da contabilidade da sua empresa certamente deve ser escolhido criteriosamente. Como foi citado, é preciso que os profissionais contábeis atuem como parceiros da gestão organizacional, se responsabilizando pelo acompanhamento de todas as questões burocráticas e tributárias da empresa, bem como reunindo informações relevantes para uma melhor administração das finanças. 

Para ajudar nesta importante escolha, vale a pena ficar atento às seguintes dicas:

Pesquise

Um escritório que está apto a cuidar da sua empresa deve, antes de tudo, estar com as próprias contas e documentos em dia. Neste sentido, procure saber se as inscrições dos contadores estão devidamente regularizadas com órgãos específicos do setor — tais como o Conselho Regional de Contabilidade e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis. 

Avalie a competência técnica

É fundamental que os profissionais de contabilidade que vão atuar em sua empresa saibam o que estão fazendo e realmente entendam dos assuntos contábeis. Vale lembrar que a legislação e a burocracia envolvidos na gestão financeira estão em constante mudança e demandam atualização técnica regular, sendo necessário se profissionalizar na área e se dedicar bastante às reciclagens. 

Para avaliar se um escritório possui a competência técnica necessária, a dica é conversar com os prestadores de serviço que cuidarão da sua contabilidade. Aproveite este momento para tirar suas dúvidas a respeito das principais questões contábeis de sua empresa, avaliando se as respostas oferecidas demonstram domínio do assunto e qualidade no atendimento. É importante que haja uma comunicação clara e fluida com o contador escolhido. 

Observe a organização do escritório 

Um escritório de contabilidade em São Paulo certamente atende outras empresas além da sua. Para que isso seja feito com qualidade, entretanto, é necessário que haja bastante organização para evitar falhas ou até mesmo troca de dados relevantes. Nesse sentido, vale a pena entender como é o trabalho do seu futuro contador, como são suas rotinas de trabalho e como o escritório funciona. 

Verifique a preocupação com a segurança

Empresas de contabilidade lidam diariamente com diversos documentos e dados importantes — que, muitas vezes, são confidenciais. Como empresário, você certamente quer que seus documentos estejam seguros e longe de hackers. Por isso, certifique-se sempre de que o escritório de contabilidade possui estrutura tecnológica capaz de manter suas informações protegidas e devidamente seguras. 

Preze pelo bom atendimento

O relacionamento de um empreendedor com seu contador é, sob muitos aspectos, baseado em laços de confiança. Um escritório de contabilidade em São Paulo que não zela pelo bom atendimento, portanto, não merece confiança. 

Lembre-se sempre que esses profissionais terão acesso aos números de sua empresa, além de se responsabilizarem por esclarecer todas as suas dúvidas a respeito da contabilidade. Por isso, é fundamental que os contadores sejam facilmente encontrados e estejam sempre dispostos a fornecer orientação de maneira cordial e com comunicação clara. Além do bom atendimento, vale verificar se os canais de comunicação do escritório funcionam bem e de maneira ágil.

Considere indicações de conhecidos

Ouvir o que os demais clientes do escritório de contabilidade têm a dizer a respeito do trabalho oferecido é uma excelente maneira de conhecer melhor o serviço. Bons profissionais certamente carregam uma reputação positiva, e isso não é diferente no setor contábil. Portanto, confira sempre os comentários e avaliações deixados nas redes sociais, Google Meu Negócio e até mesmo no site do escritório. 

Entenda a logística do escritório

A contratação de um escritório de contabilidade visa, entre outras coisas, facilitar a gestão empresarial e simplificar burocracias por meio de conhecimento especializado. Isso significa que o escritório escolhido deve oferecer soluções e tenha uma logística que facilite seus processos — e jamais faça com que eles se tornem mais trabalhosos ou consumidores de tempo. 

Descubra como a DJ Contabilidade tem ajudado mais de 50 empresas a reduzir seus custos financeiros e contábeis. Clique no botão abaixo e fale conosco

Abrir Uma Empresa Pode Ser Algo Simples Facil E Rapido - DJ Contabilidade