Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
O que fazer para não fechar as portas mesmo em meio a uma pandemia?

O que fazer para não fechar as portas mesmo em meio a uma pandemia?

Os impactos da pandemia causada pelo novo coronavírus vão muito além das questões de saúde pública. Com o isolamento social e reclusão da população em suas casas, diversos setores econômicos e sociais foram diretamente afetados — já que a quarentena necessária em todos os estados brasileiros levou à redução de atividades comerciais e cancelamento de eventos. 

Como consequência desse movimento, muitas empresas registraram uma arrecadação muito menor do que o que era esperado. Mesmo com o funcionamento reduzido ou paralisado, porém, muitos dos gastos associados à manutenção da organização não cessaram. É o caso de taxas administrativas, contas do imóvel (como aluguel do espaço e consumo de energia elétrica), salários dos colaboradores e sistemas de segurança. 

Diante deste cenário, as micro, pequenas e médias empresas precisaram rever seus planejamentos financeiro e estudar métodos de ação para se adaptar à nova realidade. Muitos empreendimentos precisaram encontrar formas de reduzir custos em meio a pandemia, de modo a conseguir sobreviver a este período crítico.

Como sobreviver em meio à crise gerada pela pandemia?

Um dos principais desafios enfrentados pelas organizações diz respeito a manter a empresa ativa sem perder a qualidade do trabalho executado ou prejudicar os colaboradores. Nesse sentido, é preciso encontrar alternativas para sobreviver neste panorama incerto e sem precedentes. Confira a seguir algumas dicas valiosas de atitudes que podem ajudar sua empresa a não fechar as portas: 

Se possível, adote uma política de home office

Com a recomendação do distanciamento social para evitar a disseminação da Covid-19, o home office se tornou a única opção possível para muitas empresas. A boa notícia é que o trabalho remoto tem se mostrado não apenas produtivo, mas econômico do ponto de vista da organização — que consegue reduzir os encargos sociais e ainda diminuir os gastos com energia elétrica, água, limpeza e manutenção da infraestrutura.

Do ponto de visto do funcionário, o home office pode representar maior flexibilização dos horários e aumento da qualidade de vida. Isso porque ele não precisa ficar preso no trânsito para se deslocar até o trabalho e ainda ganha mais tempo para ficar com sua família.  

Redirecione os gastos

Este período pode ser uma excelente oportunidade para visualizar, organizar e redirecionar os gastos da empresa, adotando uma administração mais inteligente dos recursos da empresa. Nesse sentido, vale a pena mapear todos os gastos, de modo a encontrar os pontos e setores que mais geram custos, identificando o que pode ser cortado e ajustando o orçamento conforme a nova realidade de mercado. 

Inove

Um cenário de crise não necessariamente traz apenas consequências negativas. Por mais que seja necessário encontrar formas de sobreviver às incertezas do momento, a visão do empreendedor jamais deve se limitar apenas aos problemas que estão sendo enfrentados. Muitas vezes, encontrar novas formas de agir e trabalhar pode trazer melhores oportunidades de crescimento para sua empresa. 

Um ótimo exemplo de inovação que tem funcionado bem no período de quarentena são os e-commerces e serviços de delivery. Por mais que esses formatos de comércio não sejam totalmente novos, muitas empresas adotaram os serviços de entrega apenas agora, e têm registrado um significativo aumento da demanda. 

Planeje e visualize diferentes cenários

O cenário de pandemia é incerto e sem precedentes. Por mais que alguns setores tenham sido mais afetados do que outros, os impactos da pandemia sobre a economia são inegáveis. Diante de uma situação como esta, o ideal é que as empresas se antecipem e tracem planos de ação para as diferentes consequências da crise gerada pela doença, simulando quedas na receita ao longo dos meses. 

Colabore e seja parceiro

É sabido que os momentos de crise despertam o que há de melhor nas pessoas, e com a pandemia do novo coronavírus não é diferente. É importante ter em mente que nenhuma empresa sobrevive sozinha, e seu funcionamento depende diretamente de fornecedores, prestadores de serviço e colaboradores. Isso significa que não basta apenas a sua empresa sobreviver, mas toda a cadeia produtiva e consumidora com quem você se relacionada. 

Por isso, é importante que sua empresa enxergue que este também é um momento de mostrar inteligência coletiva, solidariedade e humanidade. Em vez de visar apenas o lucro, é essencial ser parceiro de quem sempre trabalhou com você e planejar suas ações pensando também no bem da coletividade. 

Converse

Os consumidores do mundo atual gostam de consciência e responsabilidade social. Isso significa que eles querem saber o que sua empresa está fazendo para minimizar riscos, colaborar e adaptar suas ações ao cenário atual. Aproveite este momento para criar um relacionamento franco com os clientes, mostrando como seu negócio é responsável e aberto às mudanças do mercado. 

É importante que esta conversa aberta aconteça também dentro da organização e na comunidade parceira. Isso significa que você deve ouvir seus colaboradores e entender suas necessidades e angústias, especialmente em um momento tão delicado como o que vivemos. Também é importante que sua empresa esteja disposta a negociar dívidas e contratos, já que seus parceiros também podem estar passando por dificuldades. 

A importância da contabilidade

Sobreviver a este cenário de pandemia certamente exige adequação e adoção de modelos alternativos de trabalho, o que pode gerar muitas dúvidas e alterar tanto as regras tributárias como a maneira de redigir documentos e contratos. Nesse sentido, o trabalho realizado pelos escritórios especializados em contabilidade destaca-se, uma vez que fornecem assessoria aos empresários. 

Organizações que contam com o apoio de um escritório contábil podem colher benefícios como:

  • Orientação a respeito dos benefícios tributários concedidos pelo governo neste período;
  • Conhecimento especializado em gestão financeira, o que inclui o enfrentamento de crises;
  • Organização da documentação e gestão de processos, mesmo para quem está trabalhando em regime home office;
  • Manutenção do cronograma de envios de documentações fiscais, garantindo que nenhum prazo seja perdido mesmo em um momento como este;
  • Acesso às melhores condutas para manter a sustentabilidade e lucratividade do negócio, minimizando as chances de que sua empresa tenha que fechar as portas. 

A DJ Contabilidade pode te ajudar a passar por este momento. Entre em contato conosco e solicite uma consulta!

Tire suas dúvidas conosco, nós, da Dj Contabilidade, somos especialistas na sua empresa, e criamos este artigo especialmente para você!

Esperamos que tenha gostado e que isso te ajude a traçar uma direção concreta para a sua profissão.
Siga-nos no Facebook: @djcontabilidadeoficial

Sucesso e até a próxima.

A DJ Contabilidade é uma Contabilidade na Zona Norte – SP Contabilidade na Zona Norte – SP.

[cta-box-news form=”contact-form-7 id=’2431′ title=’newsletter blog'”]

Nós da DJ Contabilidade somos uma empresa especializada em contabilidade para a indústria têxtil e contabilidade para escolas, estamos localizados na zona norte da capital São Paulo - SP.

Siga-nos:

FAÇA UMA AVALIAÇÃO FINANCEIRA GRATUITA PARA SUA EMPRESA COM A DJ CONTABILIDADE E TENHA 2X MAIS LUCRATIVIDADE!

Abrir Uma Empresa Pode Ser Algo Simples Facil E Rapido - DJ Contabilidade
Fechar Menu