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Planejamento de captação de alunos

Planejamento de captação de alunos: como montar um modelo eficiente

Investir na captação de novos alunos (e na manutenção dos estudantes que já estão matriculados) é uma medida essencial para…

30 de janeiro de 2020

Investir na captação de novos alunos (e na manutenção dos estudantes que já estão matriculados) é uma medida essencial para o crescimento financeiro de qualquer instituição de ensino, e precisa estar entre as preocupações dos gestores escolares. Isso porque a quantidade de pessoas matriculadas na escola interfere diretamente nos lucros da organização, influenciando em sua saúde financeira e no sucesso do ano escolar que se inicia. 

Assim como acontece em praticamente todas as áreas de atuação e segmentos do mercado, as organizações escolares precisam se reinventar constantemente para atrair mais estudantes e pais, além de se dedicar continuamente ao aprimoramento de seus processos e sua capacidade de transmitir conhecimento. Nesse sentido, vale a pena se dedicar ao planejamento de estratégias de captação eficientes, de modo a obter resultados mais satisfatórios.

8 dicas eficientes para captação de novos alunos

Entenda sua situação e estipule objetivos e metas

O primeiro passo para fazer sua escola captar mais alunos e crescer financeiramente consiste em entender o cenário em que a instituição está inserida, bem como seus pontos fortes e fracos. Para isso, pode ser necessário não apenas pesquisar a concorrência, mas fazer pesquisas internas para descobrir o nível de satisfação dos alunos e pais em relação ao serviço prestado pela instituição e a metodologia de ensino empregada.

Com base nessas informações, é possível estabelecer objetivos e metas a serem alcançados para que haja uma melhoria contínua nos processos de ensino como um todo. Monte um plano de ação baseado no que precisa ser feito para atingir o que foi estipulado e, assim, conquistar clientes — novos e antigos — cada vez mais satisfeitos e fidelizados.

Entenda o perfil dos alunos que você procura

Para alcançar seu público-alvo, é preciso entender com quem você deseja falar e como atingir este perfil de consumidor. Nesse sentido, identifique as características dos alunos que você deseja trazer para a escola e esteja atento a seus gostos e estilo de vida. Utilizar os canais adequados e a linguagem correta é essencial para estabelecer um relacionamento com o público.

Ofereça convênios e oportunidades

Quando os pais matriculam seu filho em uma escola, ele está invariavelmente investindo na formação de um indivíduo devidamente capacitado para o bom convívio social e para futuramente enfrentar o mercado de trabalho. Por isso, ter parcerias com empresas que permitam aos alunos vivenciar a realidade das diferentes áreas pode ser um excelente atrativo para os estudantes e pais. 

Embora este seja um atrativo mais significativo para escolas de ensino técnico, este tipo de ação vale também para as escolas de ensino básico e fundamental — que podem ter parceiros para oferecer passeios culturais e/ou viabilizar visitas em fábricas, empresas e outros locais que podem despertar o interesse do aluno para uma área ou assunto.

Disponibilize atividades extras

Oferecer atividades extracurriculares é uma excelente forma de conquistar novos alunos e fidelizar aqueles que já estão matriculados na instituição. Aulas de teatro, artes marciais, música e até mesmo ciclos de palestras e eventos com workshops são algumas opções de atividade que é atrativa para o estudante e colabora diretamente para sua formação escolar.  

Tenha uma equipe vendedora

Quando bem treinada, uma equipe administrativa e comercial pode fazer toda a diferença na hora de converter visitantes e interessados em novas matrículas. Para isso, é preciso que os profissionais sejam acolhedores, saibam mostrar os pontos fortes da instituição de ensino e dominem as principais técnicas de persuasão em vendas. Cabe ao gestor da escola investir em uma equipe que saiba se cativar o público para conquistar novos alunos.

Construa canais eficientes de comunicação

Para alcançar novos alunos, é preciso contar com um sistema de divulgação e comunicação com o público-alvo de sua escola. Estar presente nas redes sociais e demonstrar disponibilidade para responder aos questionamentos dos pais é uma excelente forma de estabelecer uma relação de confiança com os potenciais alunos, além de divulgar a escola de maneira eficiente. 

Se aproximar da comunidade escolar — que inclui alunos, pais, professores e demais colaboradores — também favorece o crescimento da instituição, uma vez que envolver todos no processo educacional torna o ensino mais produtivo e faz com que todos se tornem propagadores de publicidade para a organização. 

Mostre seus diferenciais

O que sua escola tem a oferecer? É importante que a instituição seja reconhecida pelos diferenciais do trabalho realizado e, portanto, é preciso que você identifique esses pontos fortes e explore cada um deles em seu planejamento de captação de alunos. Alguns dos diferenciais que você pode oferecer e destacar são:

  • Professores de excelência, com formação diferenciada;
  • Infraestrutura de qualidade;
  • Projetos culturais e sociais específicos;
  • Aulas e cursos complementares;
  • Bons resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
  • Atenção à formação humana dos estudantes;
  • Ensino bilíngue. 

Invista em modelos e propostas pedagógicas

Além dos diferenciais e atividades extracurriculares, é importante que a escola tenha uma proposta pedagógica que estimule o aprendizado e desperte o interesse dos alunos. Invista em modelos de aula que sejam favoráveis ao ensino e não hesite em divulgar como é a metodologia de ensino da instituição. 

Profissionalize a gestão financeira de sua escola

Colocar em práticas todas essas ações que visam aumentar a captação de alunos certamente demanda tempo e dedicação por parte dos gestores da instituição. Para que esses profissionais possam se empenhar com mais afinco nesta tarefa, a dica é contar com o apoio de uma empresa especializada em contabilidade escolar para gerir toda a parte financeira da organização. 

Uma escola, assim como qualquer outra empresa, tem contas a pagar, mensalidades a receber, salários a depositar, impostos a recolher, fluxo de caixa para administrar e muita burocracia administrativa e financeira. Para que todos os setores da instituição funcionem adequadamente, de modo a fidelizar os alunos e conquistar novas matrículas, é preciso que toda esta movimentação esteja em dia e sob controle. 

A DJ Contabilidade oferece serviços especializados para o setor educacional, ajudando sua escola a lidar com a gestão financeira de modo a evitar multas, dívidas, atrasos nos pagamentos e até mesmo problemas judiciais.

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