Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Planejamento escolar: saiba como planejar o ano letivo

Enquanto pais e alunos de preparam para o ano letivo investindo em material escolar e estabelecendo uma rotina adequada para os estudos, os gestores da instituição de ensino precisam lidar com um planejamento bastante complexo e detalhado junto com sua equipe pedagógica. O ideal é que o planejamento escolar seja elaborado no segundo semestre do ano anterior, de modo que seja possível fazê-lo com calma e eficiência. 

O planejamento escolar é um documento fundamental para que a escola obtenha os resultados esperados, sem que a equipe se disperse em diferentes objetivos e atividades que não se comunicam entre si. Dessa forma, é possível oferecer um ensino de qualidade e devidamente estruturado, garantindo que o desenvolvimento do aluno ao longo do ano seja sólido e constante. 

O que é o planejamento escolar?

O chamado planejamento escolar é um projeto elaborado pela equipe pedagógica juntamente com os gestores, organizando e reunindo as metas e práticas escolares que serão realizadas no ano letivo que está para começar. Este documento deve contemplar não apenas os projetos no âmbito educacional, mas todas as questões burocráticas e legislativas que influenciam no funcionamento da instituição, além de normas que devem ser respeitadas.

Métodos de avaliação dos alunos, projetos que serão desenvolvidos, atividades extracurriculares e metodologia de ensino são aspectos que também devem fazer parte do planejamento escolar. Com esses dados bem definidos e detalhados, os professores conseguem ter uma melhor base para elaborar suas aulas e ter uma visão geral de como os projetos e processos devem funcionar. 

O planejamento escolar funciona não apenas para nortear as aulas, devendo ser levado em consideração também após a realização das atividades, como uma forma de avaliar seus resultados. O ideal é que este documento fique arquivado e seja consultado no momento de fazer os planejamentos dos anos seguintes, uma vez que ficará fácil de identificar o que deu certo e os pontos que ainda precisam de ajustes. 

Dicas para planejar o ano letivo

O primeiro passo para fazer o planejamento do ano letivo escolar consiste em reunir toda a equipe pedagógica para estipular os objetivos que deverão ser alcançados em determinado ano, bem como as ações que serão adotadas para que isso seja possível. Também é possível já apontar os responsáveis por cada ação, bem como as metas e prazos para o cumprimento de alguma atividade específica. 

As principais dicas que devem ser seguidas para fazer um planejamento escolar eficiente são:

Alinhe os objetivos

Antes de qualquer coisa, é importante reforçar os valores da instituição de ensino e apontar os deveres de cada profissional. O objetivo é fazer com que todos trabalhem de maneira harmoniosa, utilizando a mesma linguagem e sem dúvidas a respeito de seu papel dentro da escola. Caso a equipe seja composta por algum colaborador que está chegando, vale aproveitar este momento para promover a interação com os demais profissionais.

Proponha melhorias e esteja disposto a ouvir

É importante iniciar o novo ciclo escolar com os melhores recursos que estiverem ao alcance da instituição. Nesse sentido, o planejamento pode ajudar a identificar o que precisa ser melhorado fisicamente e estruturalmente, de modo a promover uma maior qualidade de trabalho e ensino. É necessário que as melhorias contemplem toda a comunidade escolar, ou seja: saiba ouvir o que pais e alunos têm a dizer sobre como a instituição pode melhorar.

Tenha um cronograma

A elaboração do calendário escolar é muito mais do que uma obrigação burocrática, uma vez que ajuda bastante no andamento das atividades e na organização do ano como um todo. Portanto, inclua no seu planejamento informações como data de início e fim do período letivo, feriados e recessos, festas, reuniões e semanas de provas. A carga horária de cada matéria e a grade curricular também devem ser contemplados. 

Implemente novas tecnologias

A tecnologia pode oferecer um importante apoio no que diz respeito à otimização de tarefas que fazem parte do dia a dia da escola, mas que consomem um tempo considerável da equipe. É o caso, por exemplo, do preenchimento dos diários de classe, comunicação com pais e alunos, lançamento de notas e elaboração/controle de grade horária. Sempre que possível, facilite o trabalho de seus colaboradores por meio do uso de ferramentas que facilitam esses processos. 

No que diz respeito à gestão escolar, também pode ser interessante implementar tecnologias que ajudem diretamente no planejamento financeiro, controle de recebimentos, criação de tabelas de produtividade e até mesmo para o planejamento de novos projetos para os estudantes. 

O que o planejamento deve contemplar?

Outros pontos essenciais que devem estar presentes no planejamento do ano escolar são:

  • Equipes de trabalho e suas responsabilidades;
  • Tabelas de horários;
  • Grade curricular;
  • Infraestrutura e melhorias;
  • Plano de aulas;
  • Métodos de ensino que serão utilizados;
  • Atividades extracurriculares;
  • Critérios de avaliação de alunos;
  • Métodos para avaliação de professores;
  • Cronograma de reciclagem pedagógica;
  • Passeios educativos; 
  • Seminários e atividades integrativas;
  • Implantação de projetos multidisciplinares e demais atividades extracurriculares;
  • Datas comemorativas, celebrações escolares e programação de eventos culturais;
  • Parcerias e projetos. 

Acompanhando o planejamento escolar

Além de elaborar o planejamento, é importante que seja feito um acompanhamento constante daquilo que foi definido como meta ao longo do ano. Se dedicar ao acompanhamento é quase tão importante quanto elaborar o planejamento antecipadamente, uma vez que evita surpresas desagradáveis no final do ano e aumenta as possibilidades de sucesso com as metas estabelecidas. 

Com um acompanhamento eficiente, é possível identificar falhas de maneira ágil e realizar correções sempre que necessário, ajustando as ações de acordo com o andamento do ano letivo. Para isso, é importante que o planejamento não seja totalmente engessado, uma vez que as mudanças podem ser bem-vindas.

Portanto, marque reuniões periódicas com a equipe pedagógica e com os pais, sempre com o intuito de avaliar o andamento daquilo que foi planejado e identificar melhorias que são urgentes ou que podem ser implementadas ao longo dos meses. Esteja sempre disposto a ouvir sugestões, críticas e reclamações, sempre com o intuito de oferecer a melhor experiência de aprendizagem a seus alunos. 

 

Tire suas dúvidas conosco, nós, da Dj Contabilidade, somos especialistas na sua empresa, e criamos este artigo especialmente para você!

Esperamos que tenha gostado e que isso te ajude a traçar uma direção concreta para a sua profissão.
Siga-nos no Facebook: @djcontabilidadeoficial

Sucesso e até a próxima.

A DJ Contabilidade é uma Contabilidade na Zona Norte – SP Contabilidade na Zona Norte – SP.

[cta-box-news form=”contact-form-7 id=’2431′ title=’newsletter blog'”]

Nós da DJ Contabilidade somos uma empresa especializada em contabilidade para a indústria têxtil e contabilidade para escolas, estamos localizados na zona norte da capital São Paulo - SP.

Siga-nos:

FAÇA UMA AVALIAÇÃO FINANCEIRA GRATUITA PARA SUA EMPRESA COM A DJ CONTABILIDADE E TENHA 2X MAIS LUCRATIVIDADE!

Abrir Uma Empresa Pode Ser Algo Simples Facil E Rapido - DJ Contabilidade
Fechar Menu