Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Por que terceirizar a contabilidade em pequenas empresas?

Por que terceirizar a contabilidade em pequenas empresas?

A terceirização do setor de contabilidade é uma opção muito vantajosa para pequenas e médias empresas, que conseguem otimizar uma série de procedimentos burocráticos e ganhar tempo para se dedicar às atividades específicas do seu ramo de atuação. Trata-se de um investimento que permite a organização financeira e contábil, gerando economia e produtividade para o empreendimento. 

Terceirizar as necessidades contábeis e tributárias de uma empresa é uma excelente maneira de manter toda a documentação e os pagamentos em dia, sem precisar arcar com as despesas de uma contratação. Ou seja: em vez de contratar uma pessoa específica para cuidar desses assuntos ou deixar o setor na mão de um colaborador que não se especializou em contabilidade, sua empresa pode contar com um profissional que atua como prestador de serviços. 

Qual a importância da contabilidade?

Empresas de todos os segmentos e portes precisam alcançar e manter a saúde financeira para funcionar de maneira satisfatória — o que inclui não apenas lucrar, mas pagar tributos, arcar com os salários dos colaboradores, respeitar as negociações com fornecedores e investir em crescimento. A contabilidade é uma área que permite justamente que a gestão financeira esteja em dia e sob controle, evitando multas e outros transtornos.

A partir do controle contábil, uma empresa consegue garantir a melhor gestão tributária para seu negócio, além de conhecer com maior precisão o valor de seus ativos, passivos, receitas, custos e despesas. Essas informações oferecem embasamento para um melhor planejamento das finanças, além de proporcionar melhores condições para a tomada das decisões de maneira mais segura. 

O profissional especializado em contabilidade ajuda não apenas a administrar as questões ficais e tributárias, estando capacitado também a coletar, analisar e avaliar os resultados e fornecer dados que permitem ao gestor planejar os próximos passos da empresa. Desse modo, é possível investir com assertividade e abrir mão dos gastos desnecessários que podem estar comprometendo a organização. 

Entre as responsabilidades da contabilidade, estão:

  • Escrituração contábil;
  • Documentação fiscal;
  • Apuração de tributos;
  • Folha de pagamentos;
  • Contratação e demissão de funcionários;
  • Previsões orçamentárias. 

O que é e como funciona a terceirização contábil?

A terceirização da contabilidade consiste na contratação de um escritório especializado que vai atuar como um prestador de serviço para sua empresa. É fundamental que sejam claramente definidas as tarefas que serão executadas pelo contador, assim como o método de trabalho e o pagamento dos honorários mensais. Dessa forma, a prestação de serviços é estabelecida sem ruídos na comunicação. 

De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a terceirização contábil é atualmente o formato mais comum de contratação de contadores no país. Em pesquisa realizada no ano de 2016, cerca de 72% dos microempresários e empreendedores de pequeno porte afirmaram utilizar serviços oferecidos por uma empresa de contabilidade — o que evidencia como esta opção pode ser vantajosa. 

Vantagens de terceirizar a contabilidade

Contar com profissionais especializados para cuidar da contabilidade pode ser muito vantajoso para pequenas empresas, permitindo que os gestores foquem no planejamento estratégico sem perder o controle das finanças. Muitas vezes, investir em terceirização dos processos contábeis pode ser o grande diferencial para o crescimento de uma empresa. Entenda os principais motivos a seguir:

Experiência e conhecimento especializado

Este é, provavelmente, o principal motivo que aponta porque vale a pena investir em terceirização da contabilidade: o conhecimento específico na área. Vale lembrar que a legislação e até mesmo a aplicação tributária mudam com frequência, o que exige atualização constante e capacidade de interpretar e se adaptar rapidamente às novas regras. 

Economia

Quem opta pela terceirização do serviço de contabilidade precisa investir menos do que seria necessário para criar um setor específico dentro da empresa, economizando com salário e estrutura física. Além disso, o trabalho especializado garante que a empresa não precise arcar com multas referentes a encargos tributários que não foram pagos corretamente. 

Cumprimento às exigências legais

As burocracias que envolvem a criação e manutenção de uma empresa são inúmeras, e o contador pode facilitar bastante a vida do pequeno empreendedor. Isso porque seu conhecimento a respeito dos regimes tributários e demais exigências legais ajuda o gestor a ter certeza de que não está esquecendo de cumprir com nenhuma obrigação, evitando assim multas e processos que podem comprometer o sucesso da organização. 

Consultoria para novos investimentos

O conhecimento especializado do escritório de contabilidade também pode ser útil no que diz respeito a novos investimentos. Isso porque os profissionais têm conhecimento específico de mercado, e podem ajudar a decidir os melhores momentos e segmentos para investir. 

Mais tempo para suas atividades

A contabilidade é uma área específica da empresa, e exige que seja cuidada por profissionais com conhecimento especializado. Como consequência disso, o empresário fica com mais tempo para se dedicar àquilo que realmente entende e que o fez criar a empresa. Em outras palavras, a terceirização da contabilidade faz com que cada um cuide se responsabilize pelo segmento em que é especialista. 

Eficiência e produtividade

Esses são dois pontos positivos que resultam dos citados acima, uma vez que o gestor será naturalmente mais produtivo ao ter mais tempo para se dedicar às suas atividades, garantindo também maior eficiência aos processos relacionados à empresa. 

Redução dos riscos de processos judiciais

Com todas as questões contábeis sob controle, a empresa corre menos riscos de apresentar algum tipo de inconsistência fiscal ou trabalhista, evitando assim problemas relacionados a multas e processos. 

Terceirizar a contabilidade: existem desvantagens?

O único ponto que pode ser considerado negativo ao terceirizar o setor de contabilidade da sua empresa é o fato de que não haverá exclusividade do profissional, uma vez que o escritório de contabilidade possui outros clientes. Isso não significa, entretanto, que o serviço oferecido terá menor qualidade ou não será totalmente personalizado à realidade e necessidade da pequena empresa. 

Como foi visto, terceirizar a contabilidade pode ser uma excelente opção para pequenas empresas, que têm muito a ganhar ao investir neste tipo de serviço. Para saber mais sobre o assunto e entender como um escritório de contabilidade pode ajudar seu negócio e favorecer o sucesso do empreendimento, entre em contato com os profissionais da DJ Contabilidade.

Tire suas dúvidas conosco, nós, da Dj Contabilidade, somos especialistas na sua empresa, e criamos este artigo especialmente para você!

Esperamos que tenha gostado e que isso te ajude a traçar uma direção concreta para a sua profissão.
Siga-nos no Facebook: @djcontabilidadeoficial

Sucesso e até a próxima.

A DJ Contabilidade é uma Contabilidade na Zona Norte – SP Contabilidade na Zona Norte – SP.

[cta-box-news form=”contact-form-7 id=’2431′ title=’newsletter blog'”]

Nós da DJ Contabilidade somos uma empresa especializada em contabilidade para a indústria têxtil e contabilidade para escolas, estamos localizados na zona norte da capital São Paulo - SP.

Siga-nos:

FAÇA UMA AVALIAÇÃO FINANCEIRA GRATUITA PARA SUA EMPRESA COM A DJ CONTABILIDADE E TENHA 2X MAIS LUCRATIVIDADE!

Abrir Uma Empresa Pode Ser Algo Simples Facil E Rapido - DJ Contabilidade
Fechar Menu