Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Posso trocar o contador da minha empresa?

O contador cumpre um papel fundamental para o sucesso das empresas, independentemente de seu porte ou área de atuação. Este profissional possui conhecimento específico no que diz respeito à gestão financeira da organização, ajudando a manter as contas em ordem e oferecendo orientação a respeito do pagamento adequado de tributos e impostos. O especialista em contabilidade, portanto, contribui diretamente para o crescimento financeiro da empresa. 

A contratação de um contador não é obrigatória para a abertura e funcionamento legal de uma empresa, mas contar com a atuação deste profissional é fundamental para que todas as finanças estejam sob controle. O empresário tem o direito de escolher o profissional ou empresa de contabilidade que melhor atenda às suas necessidades, podendo trocar sempre que não estiver satisfeito. 

Quando trocar o contador da empresa?

Se o empreendedor perceber que seu contador não está cumprindo com suas obrigações ou atendendo às necessidades de sua empresa, é hora de pensar em trocar o contador da empresa. Esta mudança, embora relativamente simples, nem sempre pode ser feita de um dia para o outro, e requer planejamento e bastante atenção no que diz respeito à quebra de contrato e multas. 

Antes de realizar a troca do contador, portanto, é necessário ler o contrato com seu atual prestador de serviços contábeis e verificar se existem cláusulas a respeito da rescisão contratual. Além disso, é recomendado que você faça essa troca de forma amigável, comunicando previamente a mudança e conversando claramente a respeito desse momento de transição. 

Também é fundamental que seja assinado um distrato de prestação de serviços contábeis, bem como um termo de transferência de responsabilidade técnica. Esse é um procedimento adotado pela maioria dos escritórios de contabilidade, formalizando o encerramento da relação entre as empresas.

O que considerar para trocar o contador da sua empresa?

Como foi citado, cada empreendedor pode optar por trocar o contador de sua empresa quando assim desejar — desde que sejam respeitadas as regras contratuais. Alguns pontos que devem ser levados em consideração no momento de avaliar se vale a pena trocar de contador são:

Atendimento defasado

Caso o trabalho realizado pelo contador não presta um atendimento satisfatório e condizente com as necessidades da sua empresa, pode ser o momento de considerar um novo profissional. Esta mesma consideração vale caso a contabilidade não solucione os problemas cabíveis a ela, não atenda suas ligações e não responda os e-mails com clareza e solicitude. 

Falta de qualificação

Quando um serviço é terceirizado, a principal expectativa está no aproveitamento do conhecimento especializado em determinada área. Entretanto, se o contador não entrega um serviço qualificado, é momento de procurar por outro profissional.

Excesso de erros ou extravios

Embora erros sejam comuns em todos os segmentos, um erro contábil pode gerar multas e penalidades legais capazes de gerar danos financeiros de difícil compensação. É o caso, por exemplo, de um cálculo tributário feito de maneira equivocada ou envio atrasado de declarações e documentos. 

Dependendo do erro cometido pelo contador, a empresa pode ter que arcar com multas milionárias e até mesmo prisão dos responsáveis. Além disso, erros documentais podem representar falta de cuidado com as informações da sua organização, especialmente no que diz respeito aos dados confidenciais. Por isso, vale ficar alerta caso seu contador cometa erros com frequência. 

Descumprimento de prazos

O cumprimento dos prazos mostra comprometimento e responsabilidade do contador, além de garantir que todas as contas e documentos da sua empresa estejam em dia. Uma vez que as obrigações legais de uma empresa envolvem prazos e obrigações, é importante que o setor de contabilidade esteja sempre atento às datas e não atrase o funcionamento de seus processos. 

Como trocar de contador sem prejuízos ao funcionamento da sua empresa?

Se você chegou à conclusão de que o melhor a fazer é mesmo trocar o contador da sua empresa, é importante fazer isso de maneira cuidadosa para que seu negócio não fique prejudicado de alguma maneira. Para que este momento de transição seja o mais tranquilo possível, é necessário primeiro formalizar o cancelamento dos serviços contábeis prestados no momento atual.

A maioria dos contratos de prestação para este tipo de serviço determinam um prazo de 30 dias para que toda a documentação seja organizada, juntamente com um relatório da situação tributária e cadastral da empresa. Esse é um documento essencial tanto para que a empresa identifique possíveis débitos e/ou pendências, como para que o próximo contador entenda a realidade da sua empresa.

Por fim, é preciso assinar o distrato e formalizar a transferência de responsabilidade técnica. A partir de então, o novo contador vai elaborar um novo contrato de prestação de serviços, formalizando sua responsabilidade contábil a respeito da sua empresa. 

É importante que você tenha em mente que o novo contador não pode se responsabilizar ou levar a culpa pelos erros do prestador anterior. Por isso, é fundamental que você entregue à nova contabilidade todas as informações necessárias para que ela entenda a realidade do seu negócio e assuma esta tarefa da melhor maneira possível. 

Contabilidade confiável e eficiente

A DJ Orientadora Contábil conta com um departamento de contabilidade bem estruturado, com profissionais de alta qualidade e com expertise em toda a rotina contábil que sua empresa necessita. A empresa é totalmente informatizada, permitindo a troca de informações de maneira rápida e prática por meio de ferramentas online. Os principais serviços oferecidos por nossos profissionais incluem:

  • Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e Física;
  • Controle Patrimonial de Bens do Ativo Fixo;
  • Análise dos balanços e balancetes;
  • Assessoria Contábil e Tributária;
  • Envio de declarações;
  • Emissão e encadernação dos livros;
  • Relatórios de depreciação por grupos de bens ou custos;
  • Análise de dados e demonstrações. 

Os consultores da DJ Contabilidade estão preparados para prestar atendimento constante e imediato em seus diversos canais de comunicação, oferecendo resolução de problemas pontuais e orientação contábil para que seu negócio esteja sempre em dia e sob controle. Se você está pensando em trocar o contador da sua empresa, entre em contato conosco e entenda melhor sobre os serviços oferecidos.

Tire suas dúvidas conosco, nós, da Dj Contabilidade, somos especialistas na sua empresa, e criamos este artigo especialmente para você!

Esperamos que tenha gostado e que isso te ajude a traçar uma direção concreta para a sua profissão.
Siga-nos no Facebook: @djcontabilidadeoficial

Sucesso e até a próxima.

A DJ Contabilidade é uma Contabilidade na Zona Norte – SP Contabilidade na Zona Norte – SP.

[cta-box-news form=”contact-form-7 id=’2431′ title=’newsletter blog'”]

Nós da DJ Contabilidade somos uma empresa especializada em contabilidade para a indústria têxtil e contabilidade para escolas, estamos localizados na zona norte da capital São Paulo - SP.

Siga-nos:

FAÇA UMA AVALIAÇÃO FINANCEIRA GRATUITA PARA SUA EMPRESA COM A DJ CONTABILIDADE E TENHA 2X MAIS LUCRATIVIDADE!

Abrir Uma Empresa Pode Ser Algo Simples Facil E Rapido - DJ Contabilidade
Fechar Menu