Retorno Sobre Investimento

Retorno Sobre Investimento: o que é como aplicar o conceito na prática?

O Retorno Sobre Investimento, também conhecido pela sigla ROI, é uma métrica que identifica os rendimentos financeiros obtidos por uma empresa a partir de um determinado investimento que foi realizado. Na prática, este é um modelo de cálculo que mostra quanto a instituição ganhou ou perdeu em relação ao valor que foi aplicado, favorecendo a mensuração do impacto financeiro das ações e permitindo a administração de futuros investimentos. 

Trata-se, portanto, de um indicador essencial para identificar quais foram os investimentos que estão trazendo resultados positivos e quais não estão. Com base nesses dados, é possível fazer com que sua gestão financeira se torne mais eficiente e assertiva, já que impede que sua empresa tenha gastos desnecessários e inúteis no futuro, aprimorando a lucratividade do negócio e garantindo investimentos mais inteligentes.

Retorno Sobre Investimento: como calcular o ROI?

O cálculo do ROI pode ser aplicado para qualquer tipo de investimento em que há expectativa de algum retorno financeiro — seja na contratação de um serviço ou na aquisição de uma nova estrutura. O Retorno Sobre Investimento servirá como índice para apontar tanto o retorno obtido como o potencial de rendimento futuro desta ou de novas transações que poderão ser realizadas pela sua empresa. 

Para calcular o ROI, é preciso identificar a diferença quantitativa entre os ganhos obtidos com uma ação/projeto e o custo do investimento necessário para esta ação. Este resultado deve, então, ser dividido pelo valor do investimento inicial. A fórmula do Retorno Sobre Investimento, portanto, tem o seguinte formato:

ROI = (ganho obtido – valor investido) ÷ valor investido

Caso prefira encontrar uma porcentagem para indicar o retorno do seu investimento, basta que você multiplique o valor encontrado na fórmula acima por 100. Vale lembrar que, para que o ROI realmente expresse a realidade e se torne uma métrica eficaz para sua administração, é necessário entender e aplicar corretamente os valores investidos e obtidos na ação que está sendo avaliada. 

Ao calcular o ROI de uma campanha, portanto, é preciso que você utilize na fórmula apenas a quantidade de dinheiro que foi aplicada naquela ação específica. Caso sua empresa esteja fazendo diversas ações simultâneas, é importante não misturar os valores de cada uma delas. Tenha em mente que cada ação tem seu próprio ROI, e fazer o calculo delas de maneira individual é essencial para que você identifique quais são as estratégias mais eficientes e lucrativas. O mesmo vale para o retorno obtido.

Exemplo de cálculo de ROI

Suponha, por exemplo, que sua empresa investiu R$ 5 mil em uma ação de marketing que trouxe R$ 15 mil de retorno. De acordo com a fórmula, é preciso primeiro encontrar a diferença entre esses valores — que é de R$ 10 mil (ganho de R$ 15 mil – investimento de R$ 5 mil). O valor encontrado deve, então, ser dividido pelo investimento: R$ 10 mil ÷ R$ 5 mil = 2. Isso significa que o retorno foi de duas vezes o investimento inicial, ou de 200%. 

Embora este pareça ser um cálculo bastante simples, é importante levar em conta que existem muitos fatores externos que podem influenciar tanto no valor investido quanto no sucesso do retorno. O valor investido deve levar em conta não apenas a quantidade de dinheiro, mas também o tempo gasto e qualquer despesa menor que pode ter aparecido pelo caminho. Outro aspecto que deve ser levado em conta é que o valor do ROI não precisa necessariamente estar acima de 100% para ser considerado positivo, já que tudo depende dos objetivos da empresa com aquela ação.

Como saber se o ROI é alto ou baixo?

Quando se trata de análise do ROI, é preciso entender que não existe uma porcentagem específica para identificar bons e maus resultados. Na prática, um ROI que aparentemente é alto pode estar muito abaixo de seu verdadeiro potencial, enquanto um índice baixo pode esconder um resultado acima da média esperada para o segmento ou tipo de ação. 

Para que o ROI seja uma métrica relevante, portanto, é preciso alinhar suas expectativas em relação ao investimento e analisar aspectos como:

  • Existe relação entre os investimentos de retorno elevado?
  • Seus resultados são semelhantes à de seus concorrentes?
  • É possível replicar investimentos de alto retorno em outras ações?
  • Quais fatores externos podem ter influenciado no ROI?

Entender seus números e variações por meio do ROI ajuda você a conhecer seu negócio de maneira aprofundada, bem como identificar o potencial que ele tem de crescer e os investimentos e ações que trazem melhores resultados. 

Qual a importância do ROI para a empresa?

O ROI é uma métrica fundamental para empresas de todos os portes e segmentos, uma vez que permite analisar a performance da organização e de suas ações, indicando o potencial da instituição para o lucro. Em outras palavras, podemos dizer que o ROI aponta se cada investimento trouxe o êxito esperado, embasando a tomada de decisões relevantes e oferecendo respostas sobre onde é preciso ajustar as campanhas e ações.

Se você criar o hábito de comparar o retorno sobre cada um de seus investimentos, é possível criar um planejamento estratégico com base nas ações que geram mais resultado para seu empreendimento. O contrário também vale, uma vez que o ROI também permite que você descarte os investimentos que não trazem retorno e dê preferência para aqueles que realmente fazem diferença em sua administração. 

Prazo do Retorno Sobre Investimento

O Prazo do Retorno Sobre Investimento (PRI) é outro indicador importante, que estabelece o período necessário para que você recupere todo o valor investido. Levando em consideração uma empresa iniciante ou um investimento específico, o PRI deve ser calculado com base no capital aplicado. Não existe um prazo de retorno considerado ideal para uma empresa, mas deve existir um limite de aporte de capital para o empreendedor.

Isso significa que, enquanto a empresa não conseguir cobrir as despesas de seu investimento inicial, o empreendedor precisará de um aporte financeiro para manter o negócio funcionando. O ROI é uma métrica essencial para que o Prazo do Retorno Sobre Investimento seja corretamente calculado e cumprido, já que favorece uma melhor aplicação do capital, evita desperdícios e aumenta as chances de que haja retorno para a empresa.

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