Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
como montar uma academia

Como montar uma academia (e ter sucesso com ela)

Um dos ramos comerciais que mais vem trazendo excelentes resultados nos últimos anos é o fitness. Cada vez mais as pessoas estão procurando academias para garantir uma saúde melhor e, sem sombra de dúvida, um corpo malhado. Para qualquer empreendedor é um negócio que pode ser bastante lucrativo e, se você quer saber como montar uma academia, vamos conversar um pouco sobre isso neste post.

Em primeiro lugar, para montar uma academia, você precisa ser um empreendedor, e não obrigatoriamente ter formação em educação física. O que você precisa é ter maior conhecimento sobre a área, conhecer o que existe de mais recente no mercado, o que está faltando em sua cidade e analisar a concorrência.

Você vai precisar saber como montar uma academia e administrá-la de forma efetiva. Para prestar serviços aos seus clientes ou alunos, você pode (e deve) contratar uma pessoa formada em educação física.

Assim, poderá oferecer serviços de melhor qualidade, tendo um profissional capacitado para fazer o acompanhamento dos alunos e melhorar sua eficiência. Além disso, é importante também ter no quadro de pessoal um nutricionista, uma vez que a alimentação é parte integrante das necessidades de quem quer ter um corpo perfeito.

Tudo vai depender do tipo de academia que você pretende montar. Para ter como montar uma academia, primeiro, é preciso escolher o tipo de estabelecimento e os serviços que você vai oferecer.

Você pode ter uma academia de ginástica ou de musculação, de pilates ou de dança, e por aí vai. Definindo a área em que vai atuar, você deve começar a fazer o planejamento do seu futuro negócio, já que cada uma delas vai precisar de um tipo específico de equipamentos, além, evidentemente, de uma estrutura adequada para a atividade que será oferecida aos alunos.

Como montar uma academia que atraia clientes

Não basta apenas entender como montar uma academia, mas também saber como atrair clientes. A academia, pela maior parte dos participantes, é vista como uma extensão de sua própria casa, um local onde cada um quer se sentir à vontade.

Claro que grande parte dos participantes também quer se exibir e mostrar o que está conseguindo. Por isso, você precisará criar um espaço que deixe as pessoas à vontade, com um espaço destinado ao descanso e relaxamento, uma loja para vender acessórios, roupas, suplementos alimentares e outros apetrechos.

Havendo espaço suficiente, pense em montar uma lanchonete de sucos e produtos naturais. Assim, ao planejar como montar uma academia, você vai também criar um espaço de confraternização, conseguindo atrair maior número de alunos.

Preocupando-se com cada detalhe da academia, você poderá ter um espaço bastante agradável, onde os apaixonados pelo fitness poderão se sentir como se estivessem em sua própria casa e onde, ao mesmo tempo, poderão exibir todos os seus dotes físicos.

Com um bom planejamento você vai ter os meios certos de como montar uma academia, já que o mercado está aberto para novas iniciativas e a demanda está cada dia maior. Treinar e buscar saúde, além de melhorar a qualidade de vida, faz parte da rotina de milhões de pessoas no mundo todo.

Veja, a seguir, as principais dicas de como montar uma academia e conseguir sucesso com ela:

1.    Elabore um plano de negócios

O primeiro lugar, para saber como montar uma academia, é preciso elaborar o seu plano de negócios. Quando você anota tudo em papel (ou no computador), a possibilidade de cometer alguma falha é bem menor.

Com um plano de negócios bem elaborado, você vai conhecer cada detalhe e cada necessidade, sabendo também quanto vai precisar investir. O plano de negócios é a ferramenta ideal para conhecer o mercado, anotar resultados de pesquisas sobre concorrência, conhecer o seu público-alvo, estabelecer metas para o empreendimento e conseguir resultados mais rapidamente.

2.    Montando sua academia

Feita a escolha da atividade que será oferecida, é hora de ir à luta, fazendo orçamentos de equipamentos, verificando o mercado e conhecendo as novas tecnologias, novas tendências e montando o ambiente de acordo com o que seu público-alvo precisa.

Não deixe de dar atenção à localização de seu novo estabelecimento, procurando um local de fácil acesso, tanto para veículos quanto para pedestres, que tenha grande circulação de pessoas e que facilite a divulgação da academia.

O espaço deve ser amplo o suficiente para permitir que todos possam treinar e se movimentar à vontade. Por isso, seu plano de negócios deve ser detalhado ao máximo.

3.    Montando a equipe de sua academia

Sua equipe de funcionários deve estar completa e bem treinada, com professores capacitados, recepcionistas, pessoal de limpeza e administração.

Como já dissemos anteriormente, o ideal é ter professores formados em educação física, sendo também recomendável que tenham noções primeiros socorros. O investimento numa equipe capacitada é maior garantia para o sucesso de sua academia.

4.    Criando sua rede de fornecedores

Para ter como montar uma academia de sucesso não basta apenas a equipe interna: você deve pensar também nos parceiros e fornecedores. Para isso, você pode participar de eventos relacionados ao setor e começar a ter seus contatos.

Em eventos voltados para o fitness é possível ficar atualizado com relação ao mercado, conhecer as novas tendências e, principalmente, conseguir melhores negociações, mantendo sua academia sempre atualizada.

5.    Divulgando sua academia

Só é lembrado quem é conhecido e, portanto, você precisa montar uma boa estratégia de marketing para ter como montar uma academia de sucesso. Utilize todos os meios disponíveis e mais acessíveis, principalmente a internet, utilizando as redes sociais e as ferramentas gratuitas.

Dependendo da região onde está instalado, você também pode usar a mídia tradicional, não se esquecendo que, nesse caso, será necessário investir um pouco mais.

6.    Mantendo uma boa assessoria

Procure manter uma assessoria que possa lhe oferecer apoio nas coisas necessárias para o bom desempenho de sua academia.

Essa assessoria deve ser formada por profissionais de vendas, de gestão e de controle financeiro. Assim, você vai poder se dedicar mais à atividade fim de seu empreendimento e conseguir alunos com mais facilidade.

Com tudo pronto, depois de saber como montar uma academia, é hora de colher os resultados: fazer com que seu estabelecimento traga o retorno financeiro que você almejou.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a DJ Contabilidade. Com a nossa ajuda, fica muito mais fácil conquistar o sucesso com a orientação e o auxílio de profissionais 100% capacitados!

Sucesso e até breve.

Tire suas dúvidas conosco, nós, da Dj Contabilidade, somos especialistas na sua empresa, e criamos este artigo especialmente para você!

Esperamos que tenha gostado e que isso te ajude a traçar uma direção concreta para a sua profissão.
Siga-nos no Facebook: @djcontabilidadeoficial

Sucesso e até a próxima.

A DJ Contabilidade é uma Contabilidade na Zona Norte – SP Contabilidade na Zona Norte – SP.

[cta-box-news form=”contact-form-7 id=’2431′ title=’newsletter blog'”]

Abrir Uma Empresa Pode Ser Algo Simples Facil E Rapido - DJ Contabilidade
Fechar Menu