Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Conheça as despesas no varejo que mais comprometem o fluxo de caixa

Conheça as despesas no varejo que mais comprometem o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um instrumento de gestão financeira que registra e monitora todas as entradas e saídas de capital da empresa. Trata-se de uma ferramenta essencial para garantir a organização e a gestão financeira, uma vez que permite apurar toda a movimentação de valores, identificando o saldo disponível para que exista sempre capital de giro e auxiliando nas tomadas de decisão do empresário.

Desconhecer ou ignorar o fluxo de caixa de uma empresa favorece o descontrole financeiro e pode acarretar em grandes prejuízos, especialmente se houver alguma falha nos recebimentos ou pagamentos — o que pode acarretar em multas e falta de dinheiro para pagar as contas da empresa. Empresários que desejam alcançar saúde financeira, portanto, devem estar sempre atentos ao correto controle do fluxo de caixa.

Quem atua no varejo, independentemente do tamanho da empresa, deve ficar especialmente atento ao controle do fluxo de caixa. Uma situação relativamente frequente é a loja vender satisfatoriamente ao longo do mês e, na hora de fazer o fechamento, o caixa ter menos dinheiro do que o esperado mesmo com todas as notas e registros corretos. Isso acontece porque existem despesas que, por mais que pareçam pequenas, comprometem o fluxo de caixa. Descubra quais são elas:

5 despesas que comprometem o fluxo de caixa no varejo

Materiais para escritório

Copos plásticos, papel, canetas, post-its e todo tipo de material usado em seu escritório e na área administrativa da sua empresa certamente somam um determinado custo mensal que não deve ser ignorado. Além de registrar essas saídas no caixa, é importante que o empresário sempre verifique se algum desses materiais é dispensável ou está sendo desperdiçado. Também vale a pena analisar se existem maneiras de reduzir esses custos, seja digitalizando controles que são registrados no papel ou incentivando o uso de canecas e copos reutilizáveis.

Gastos com clientes

Para passar uma boa impressão e estabelecer um bom relacionamento com o cliente, é comum que empresas ofereçam pequenos mimos a seus clientes: café, salgadinhos, balas, brindes e até almoços. Embora esta seja uma eficiente forma de conquistar e fidelizar o cliente, são custos que podem comprometer o caixa e devem sua necessidade deve ser sempre avaliada. 

Almoços e reuniões externas de negócios

Almoços de negócios e reuniões externas também geram despesas que podem comprometer o fluxo de caixa, por mais que sejam ocasiões produtivas e necessárias. É necessário lembrar de registrar não apenas o gasto com a comida ou o cafezinho, mas com o deslocamento até o local da reunião e possíveis necessidades que podem surgir pelo caminho — como a compra de uma caneca que você esqueceu de levar ou um guarda-chuva.

Serviços burocráticos

Manter uma empresa em funcionamento é quase tão burocrático quanto abrir o negócio, já que é preciso renovar autorizações junto à Prefeitura e fazer adequações de acordo com as mudanças na legislação e exigências do mercado. Por mais que este tipo de investimento geralmente esteja no planejamento de gastos, muitos empresários esquecem de considerar as despesas extras que podem surgir, como impressões, xérox e pedidos de segunda via de documentos. 

Imprevistos

Muitos imprevistos podem acontecer ao longo do mês, gerando despesas extras para seu caixa. Um documento esquecido em casa, por exemplo, pode fazer com que você contrate um motoboy. Uma chave perdida pode exigir os serviços de um chaveiro, e uma luz queimada pode levar a uma compra que não estava prevista no orçamento. O ideal é sempre reservar um dinheiro para imprevistos, e registrar todas as ocorrências que geraram gastos extras. 

Vale lembrar, por fim, que você não precisa necessariamente eliminar todas essas despesas que comprometem o fluxo de caixa, já que muitas delas são necessárias e até mesmo atípicas. O que não pode acontecer é estas despesas se acumularem e/ou ficarem esquecidas em seu registro, gerando um grande acumulado ao longo dos meses. Conheça suas despesas e sempre contabilize até mesmo a menor delas, de modo a manter o fluxo de caixa da sua empresa sempre em dia.

Tire suas dúvidas conosco, nós, da Dj Contabilidade, somos especialistas na sua empresa, e criamos este artigo especialmente para você!

Esperamos que tenha gostado e que isso te ajude a traçar uma direção concreta para a sua profissão.
Siga-nos no Facebook: @djcontabilidadeoficial

Sucesso e até a próxima.

A DJ Contabilidade é uma Contabilidade na Zona Norte – SP Contabilidade na Zona Norte – SP.

[cta-box-news form=”contact-form-7 id=’2431′ title=’newsletter blog'”]

Abrir Uma Empresa Pode Ser Algo Simples Facil E Rapido - DJ Contabilidade
Fechar Menu