Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Contabilidade para escolas: como funciona

Uma das principais motivações de um gestor escolar certamente é contribuir para a melhoria da educação e da sociedade como um todo. Entretanto, os desafios de gerir uma instituição de ensino vão muito além da sala de aula, e certamente envolvem questões financeiras e tributárias. Para entender como funciona a contabilidade para escolas, é preciso entender aspectos da contabilidade em geral — um tema que nem sempre está entre os conhecimentos do educador.

Cuidar do setor contábil é um aspecto fundamental para manter a saúde financeira da instituição de ensino, garantindo assim que ela continue funcionando e seja capaz tanto de atender às necessidades dos alunos como de pagar todos os professores e demais funcionários. Nesse sentido, encontrar um escritório com conhecimento especializado a respeito de como funciona a contabilidade para escolas pode ser a melhor opção para manter as contas em dia.

Entenda como funciona a contabilidade para escolas

A contabilidade desempenha um papel essencial em qualquer empresa, e entender como funcionam os conceitos de gastos, custos e despesas de uma escola é um dos passos mais importantes para uma gestão financeira adequada. Esses são justamente os dados que ajudam a embasar decisões administrativas coerentes, possibilitando a escolha consciente das próximas ações da instituição.

Os gastos, custos e despesas da escola influenciam diretamente no fluxo de caixa desta empresa, que consiste justamente no controle de todas as movimentações financeiras que ocorrem na instituição. Em geral, as entradas dizem respeito às matrículas e mensalidades pagas pelos alunos, enquanto as saídas podem envolver diversos investimentos que garantem o funcionamento da escola.

De maneira simplificada, os custos de uma instituição de ensino são todos os gastos necessários para que ela se mantenha em pleno funcionamento, e podem ser divididos entre diretos e indiretos. Os diretos são aqueles que estão diretamente relacionados ao ensino (salário dos professores e materiais de ensino, por exemplo), enquanto os indiretos são aqueles dedicados à manutenção da escola (manutenções e salário de outros profissionais essenciais, como porteiro).

O que são as despesas da escola?

As despesas, por sua vez, são os gastos com atividades operacionais, gestão corporativa e investimentos. Esses são todos aqueles desembolsos que garantem o adequado funcionamento da escola — tais como locação do imóvel, mensalidades de serviços contratados e material didático.

Regime tributário para escolas

Outro aspecto que influencia diretamente em como funciona a contabilidade para escolas é o pagamento de impostos. Assim como acontece com qualquer outra empresa, instituições de ensino precisam estar em dia com suas taxas tributárias para não enfrentarem problemas com o fisco. Por isso é fundamental conhecer os regimes tributários para escolas e os principais impostos cobrados para este tipo de estabelecimento.

Profissionais de ensino podem aderir ao Simples Nacional, um regime em que tanto a apuração como o pagamento dos impostos são feitos de maneira simplificada e unificada, a maioria das escolas é optante deste regime. Dependendo do lucro anual registrado pela instituição, os regimes de Lucro Real e Lucro Presumido também podem ser escolhidos.

No que diz respeito aos impostos que fazem parte da rotina tributária de uma escola, é possível destacar como principais:

  • Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL);
  • Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
  • Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS);
  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Cota Patronal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Para entender melhor o que são esses impostos e como funcionam os principais regimes tributários, acesse o post “Contabilidade para escolas: conheça a tributação!”.

Contabilidade para escolas: como funciona e como fazer?

Como foi possível observar, ter o controle adequado sobre a contabilidade de uma escola não é uma tarefa tão simples quanto parece, e envolve uma série de cuidados específicos em relação às movimentações financeiras e controles fiscais. É necessário ter bastante atenção para não se perder em meio a tantas taxas, demandas e compromissos administrativos — tudo isso sem deixar de se dedicar ao que realmente importa: o ensino de qualidade.

Embora a elaboração de uma planilha de custos e planejamento, o ideal é contar com a ajuda de um escritório de contabilidade especializado em gestão escolar. Esta pode ser a solução ideal para garantir que todos os pagamentos, pendências e processos administrativos estejam sob controle.

A DJ Contabilidade tem ampla experiência no segmento educacional, e está apta a assessorar as instituições de ensino a enfrentar todos os desafios que envolvem a gestão escolar. Nossos especialistas entendem profundamente como funciona a contabilidade para escolas, e oferece serviços que compreendem todo o processo de administração — desde a abertura da empresa até as questões burocráticas do dia a dia.

O escritório de contabilidade também está pronto para sanar todas as dúvidas do gestor escolar a respeito do regime tributário mais adequado para a instituição, bem como as melhores formas de gerenciar as entradas e saídas.

Vantagens de contar com o apoio de um escritório de contabilidade

Além de cumprir com todas as obrigações fiscais necessárias e ter todas as finanças organizadas, quem conta com os serviços de um escritório de contabilidade especializado tem como vantagens:

  • Mais tempo para se dedicar a outros processos da instituição e desenvolvimento de projetos educacionais;
  • Gestão financeira inteligente;
  • Departamento jurídico sob controle;
  • Gestão escolar eficiente e focada na qualidade do ensino e necessidades dos alunos;
  • Tranquilidade perante os órgãos fiscalizadores;
  • Apoio nas decisões financeiras;
  • Redução nos trâmites burocráticos;
  • Documentação organizada e em dia.

Outro aspecto da contabilidade para escolas que demanda atenção é o controle dos pagamentos feitos por alunos e gestão de inadimplentes. É altamente recomendado elaborar, junto com o contador, um planejamento que leve em consideração a possibilidade de inadimplência, mantendo não apenas o capital de giro, mas facilitando acordos e pagamentos para os alunos.

Entre em contato com a DJ Contabilidade e descubra como ter mais tranquilidade na gestão escolar, sem perder o controle sobre as finanças da instituição! Creches, pré-escolas, ensino fundamental, técnicos e até mesmo escolas de idiomas e cursos livres podem se beneficiar do conhecimento de nossos especialistas.

Descubra como a DJ Contabilidade tem ajudado mais de 50 empresas a reduzir seus custos financeiros e contábeis. Clique no botão abaixo e fale conosco

Abrir Uma Empresa Pode Ser Algo Simples Facil E Rapido - DJ Contabilidade
Fechar Menu