Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Controle de estoque para indústria têxtil

Controle de estoque para indústria têxtil — Como minimizar os meus custos e evitar o acúmulo de mercadorias

Ter que lidar com o controle de estoque para indústria têxtil pode ser uma responsabilidade complexa, porém, é um grande diferencial competitivo para a sua empresa! 

O controle de estoque para indústria têxtil é a atividade da sua empresa que é responsável por gerir os seus suprimentos, mercadorias, matérias-primas e quaisquer outros elementos que estejam ligados a produção da sua indústria têxtil, devido a isso é de suma importância saber como gerí-lo e, consequentemente, evitar os seus custos!

O controle de estoque para indústria têxtil deve seguir alguns procedimentos específicos, principalmente em decorrência da necessidade de atendimento à cadeia de produção.

Nesse caso, o controle de estoque deve começar pelo gerenciamento de matérias-primas utilizadas, mantendo uma ficha técnica de cada item, especificando os insumos aplicados na produção, como o tipo de tecido, os aviamentos e outros produtos para chegar à peça final.

Depois de ter as fichas técnicas prontas, é necessário estabelecer a demanda de cada tipo de matéria-prima, com o cálculo sobre a quantidade que será necessária para o atendimento da produção, sendo, portanto, conveniente utilizar um sistema informatizado.

O sistema de controle de estoque para indústria têxtil oferece ferramentas para todo o processo produtivo, como, entre outros:

  • A ordem de corte;
  • O corte do enfesto;
  • E a remessa para a produção.

Utilizando todas as informações presentes na ficha técnica.

Depois de produzidas as peças, elas devem entrar no estoque como roupas prontas para comercialização, devendo, assim, serem despachadas para o cliente final. Esse procedimento, normalmente, é feito com a aplicação de um código de barras, separando as peças de acordo com suas características.

Como se trata de um processo bastante complexo, desde o controle de matérias-primas e insumos até a produção de peças prontas, o controle de estoque para indústria têxtil deve seguir algumas regras básicas, como podemos observar a seguir:

  • Implantação de um sistema de organização

No controle de estoque para indústria têxtil um sistema de organização permite agilizar o trabalho dos colaboradores durante o processo de produção, ao mesmo tempo, facilitando o controle de estoque.

O sistema pode se utilizar da demarcação das matérias-primas e insumos mais utilizados, com a organização de um espaço de armazenamento desses itens, facilitando sua movimentação para o sistema de confecção.

Itens que são menos utilizados podem ser armazenados em local apropriado, desde que, evidentemente, possam ser resgatados com facilidade quando necessário. O sistema de organização, no entanto, deve ser mantido ao longo do tempo, evitando que peças possam ser misturadas, situação que pode acarretar atrasos na produção.

  • Processos de atualização do estoque

O controle de estoque para indústria têxtil vai exigir dos administradores e colaboradores uma rotina de atualização dos itens armazenados, para que o sistema produtivo não sofra nenhum tipo de paralisação.

A utilização de planilhas eletrônicas, nesse caso, pode não ser tão conveniente, uma vez que existe a necessidade de fazer as anotações manualmente. O mais interessante é que todo o processo seja feito por um software específico, atendendo todas as necessidades da indústria têxtil.

Devemos atentar para o fato de que, em uma indústria têxtil, o giro de matérias-primas e insumos normalmente é bastante alto e, portanto, torna-se aconselhável implantar um sistema de gestão integrada, facilitando a movimentação de peças e atendendo com mais celeridade toda a logística envolvida nos processos produtivos.

  • Programação de reposição do estoque

O sistema de controle de estoque para indústria têxtil possibilita ainda a programação de reposição das matérias-primas e insumos utilizados, oferecendo as quantidades existentes, a demanda exigida e o tempo necessário para reposição.

É importante salientar que a falta de qualquer tipo de matéria-prima ou dos insumos pode afetar diretamente a produção, exigindo atenção por parte dos responsáveis pelo sistema de armazenamento.

O controle dos itens armazenados deve seguir uma rotina diária, uma vez que a produção normalmente é feita sob demanda, atendendo a pedidos de diversos clientes, muitas vezes ao mesmo tempo. Assim, dar atenção à rotatividade do estoque possibilita maior produtividade para a indústria, sem qualquer atraso nas entregas.

  • Acompanhamento e inventário do estoque

Um sistema de controle de estoque para indústria têxtil oferece todas as funcionalidades para o acompanhamento do estoque existente. Porém, os administradores não podem deixar de lado o inventário físico, que deve ser feito periodicamente.

Estabelecendo o período de acordo com as necessidades do processo produtivo, é possível detectar qualquer falha humana ou mesmo qualquer tipo de fraude por parte de pessoas envolvidas na produção e no armazenamento, situação que o administrador não deve deixar de lado.

Um sistema de gerenciamento e controle de estoque para indústria têxtil é a opção mais inteligente para garantir que a empresa possa atender suas demandas, oferecer um sistema de trabalho eficiente e organizado e manter a qualidade em seus produtos finais.

Na hora de escolher o melhor software, é preciso analisar suas funcionalidades, os relatórios emitidos, a facilidade de atualização dos itens e o rastreamento de todos os insumos, utilizando código de barras, preferencialmente, para garantir que o processo produtivo está dentro dos padrões necessários.

Dessa forma, o sistema de controle de estoque para indústria têxtil deve ser escolhido de acordo com as necessidades da própria empresa, o que vai exigir uma boa pesquisa sobre a disponibilidade do mercado.

Para saber mais sobre como a sua indústria têxtil pode organizar o seu estoque, dinamizar suas operações e reduzir seus custos, conte com a DJ Contabilidade!

Nós, da DJ, somos um escritório de contabilidade em São Paulo especialista em serviços de contabilidade para indústria têxtil.

Entre em contato conosco através do nosso Facebook: @djcontabilidadeoficial

Venha nos visitar! Vamos tomar um café e discutir sobre o futuro de sucesso da sua indústria têxtil!

#contabilidadeparaindustriatextil #djcontabilidade #controledeestoque #controledeestoqueparaindustriatextil #reduçãodecustos #dinamizarprocessos #organizarempresa #contabilidadeemsaopaulo #contabilidadeemsp

Nós da DJ Contabilidade somos uma empresa especializada em contabilidade para a indústria têxtil e contabilidade para escolas, estamos localizados na zona norte da capital São Paulo - SP.

Siga-nos:

FAÇA UMA AVALIAÇÃO FINANCEIRA GRATUITA PARA SUA EMPRESA COM A DJ CONTABILIDADE E TENHA 2X MAIS LUCRATIVIDADE!

Abrir Uma Empresa Pode Ser Algo Simples Facil E Rapido - DJ Contabilidade
Fechar Menu