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Devo abrir um negócio digital em meio à crise?

Muitas pessoas acreditam que é necessário adiar o sonho de empreender quando uma crise abala o mercado, mas isso não é necessariamente uma verdade. Muitas vezes, os momentos de turbulência são justamente os que oferecem maiores oportunidades de negócio, especialmente para aqueles que sabem planejar suas ações e enxergar o que os consumidores necessitam.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgados pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística, apontam que mais de 7,8 milhões de brasileiros perderam o emprego ou pararam de trabalhar desde o início da pandemia do coronavírus. Como consequência, a taxa de desemprego no País chegou a quase 13%, atingindo um total de 12,7 milhões de brasileiros.

Por outro lado, o Brasil atingiu a marca de 10 milhões de Microempreendedores Individuais durante a pandemia. Este crescimento aponta que é possível, sim, abrir um negócio mesmo em meio a uma crise — desde que isso seja feito com cuidado e consciência a respeito do comportamento do mercado consumidor.

Abrir um negócio digital em meio à crise: vale a pena?

Assim como acontece com praticamente tudo, existem vantagens e desvantagens de abrir um negócio digital em meio a uma crise como a que o mundo vive atualmente. Se, por um lado, os consumidores talvez apresentem menor poder de compra justamente por causa da alta do desemprego, a concorrência também pode ser menor porque muitas empresas estão encerrando suas atividades.

Além disso, é importante lembrar que momentos de crise moldam o comportamento da sociedade e do consumidor — que pode passar a ser mais criterioso e seletivo em relação àquilo que adquire. Nesse sentido, é fundamental que seu empreendimento saiba oferecer um produto ou serviço de qualidade e que atenda às demandas do consumidor neste momento de crise.

A boa notícia é que, com o crescimento dos serviços online e do acesso à internet, os segmentos ligados à área digital, de saúde e alimentação foram os menos impactados durante a pandemia. O comércio digital, portanto, destaca-se como uma excelente área para quem deseja empreender em meio à crise.

Outra grande vantagem deste tipo de negócio está no menor investimento exigido: muitas empresas online podem começar a funcionar a partir da residência do empreendedor, possibilitando assim uma economia considerável. Os principais gastos envolvidos dizem respeito ao material necessário para o trabalho e em posicionar a marca na internet, alcançando os consumidores.

Dicas para empreender durante a crise

Seja na crise ou em um momento mais próspero, empreender é uma tarefa que exige bastante planejamento e estudo. Confira algumas dicas de como iniciar um negócio digital e alcançar sucesso, mesmo em tempos difíceis como os que enfrentamos atualmente:

Estude o mercado

Esta é uma dica que se aplica a qualquer época, independentemente de o mercado estar passando por uma crise. Porém, em momentos mais turbulentos, um pequeno erro de planejamento pode custar todo o seu trabalho. Por isso, prepare-se cuidadosamente, estude o mercado, entenda as necessidades do consumidor e crie um plano de negócios detalhado e realista. Jamais abra sua empresa com base em “achismos” e sem entender exatamente onde você está se metendo.

Esteja atento e aberto às oportunidades

Ao estudar e observar o mercado, pode acontecer de você se deparar com ideias diferentes daquele seu projeto inicial. Jamais ignore-as, pois elas podem representar oportunidades melhores do que as que você tinha imaginado. É importante que você se mantenha fiel a seus objetivos, mas sem deixar passar oportunidades de ouro que o mercado muitas vezes oferece.

Seja realista e foque nos problemas

Cenários de crise muitas vezes fazem com que os consumidores apresentem necessidades específicas e diferentes, e o mercado pode passar por mudanças repentinas. Nesse sentido, é fundamental que você saiba enxergar os problemas trazidos pelo momento de turbulência, identificando as necessidades de seu público e entendendo como seu negócio pode crescer e prosperar.

Muitas vezes, um pequeno ajuste no produto ou serviço oferecido pode fazer toda a diferença no interesse do consumidor. Esteja atento às necessidades e aos problemas apresentados pelos clientes, avaliando se é possível ajustar seu trabalho ao que está sendo solicitado.

Planeje com base em um cenário de crise

Como foi citado, um bom planejamento é fundamental para quem está começando a empreender — seja no ambiente online ou com uma empresa física. Em um cenário de crise, o ideal é que este planejamento seja pessimista, sempre preparando as atividades e decisões com base no pior resultado. Dessa forma, você consegue pensar em formas de contornar os problemas e fazer reservas financeiras para caso as coisas não estejam boas.

Além de passar pelo período de crise de maneira mais tranquila, a grande vantagem de pensar desta maneira é que, caso os resultados sejam melhores do que o planejado, você terá muitos recursos para crescer ainda mais.

Seja cauteloso

Muitas pessoas preferem esperar pelas condições ideais de mercado para começar a empreender. Embora a cautela seja importante, é necessário considerar que este momento ideal pode nunca chegar, fazendo com que a empresa jamais saia do papel. Por isso, a recomendação é não deixar para depois: se você está preparado, abrir um negócio digital em meio à crise pode ser tão vantajoso quanto em um momento mais favorável.

Pode ser necessário, porém, fazer alguns ajustes no que diz respeito às dívidas assumidas ou na oferta de produtos e serviços. Se possível, comece de maneira mais enxuta, mas não deixe para depois se você se preparou adequadamente para abrir seu negócio.

Conte com uma empresa de contabilidade confiável

Por mais que o recomendado seja minimizar as dívidas e investimentos iniciais, contar com os serviços de uma empresa de contabilidade pode favorecer consideravelmente o sucesso do seu negócio, especialmente para quem está começando. Com auxílio de profissionais com conhecimento específico na área contábil, sua empresa tem como vantagens:

  • Escolha do regime tributário mais adequado ao negócio;
  • Documentações regularizadas;
  • Saúde financeira organizada;
  • Melhor entendimento a respeito dos resultados obtidos;
  • Declarações fiscais realizadas corretamente;
  • Acesso a relatórios simplificados.

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