Entenda porque sua empresa deve pagar impostos em dia

Os impostos são tributos obrigatórios que todas as empresas e cidadãos devem pagar ao governo, de modo a custear as despesas administrativas do Estado e garantir o funcionamento de diversos serviços públicos e coletivos. No Brasil, a sonegação de impostos — isto é, não pagar uma taxa obrigatória — é considerada um crime grave, podendo gerar multas elevadas e até mesmo prisão do infrator. 

Para que qualquer empresa funcione de acordo com a legalidade, portanto, é essencial que seja feito um cuidadoso planejamento tributário para pagar todos os impostos em dia. Assim como o planejamento financeiro ou de estoque, o planejamento tributário é uma parte importante da gestão empresarial e tem como objetivo otimizar o funcionamento da organização, garantir os lucros da empresa e até mesmo reduzir despesas. 

Quais são as vantagens de pagar impostos em dia?

Economia

Impostos atrasados podem trazer diversos prejuízos para sua empresa. O principal deles diz respeito ao pagamento de multas e taxas de juros astronômicas, o que naturalmente compromete sua gestão financeira.

Mantém seu nome limpo no mercado

Sua empresa provavelmente tem uma política para controle de clientes inadimplentes, de modo a manter seus negócios distantes de maus pagadores e eternos devedores. Pois é óbvio que seus fornecedores e parceiros também fazem o mesmo, assim como as empresas que concedem linhas de crédito e/ou empréstimos para sua empresa.

Abre caminho para licitações

O atraso no pagamento de impostos pode impedir que sua empresa participe de seleções em programas de concorrência pública, além de coloca-la na lista de inadimplentes. Isso significa, portanto, que deixar de pagar impostos pode colocar em risco seus futuros negócios. 

Maior controle das finanças e planos

O Programa Especial de Regularização Tributária (criado pelo Governo Federal como forma de liquidar débitos em aberto por empresas cadastradas no Simples Nacional) prevê a quitação de um imposto em 175 parcelas, ou seja: são quase 15 anos de preocupação com uma dívida. 

Por outro lado, ao pagar os impostos em dia, sua empresa consequentemente elimina uma das contas. Isso significa uma preocupação a menos no futuro financeiro da sua empresa, o que permite que você faça planos e estipule metas sem preocupações com pendências financeiras e multas tributárias.

Mantém você e sua empresa longe de problemas com o Fisco

Fisco é o nome dado à autoridade fazendária que tem a função de controlar e fiscalizar o cumprimento da legislação tributária. Caso sua empresa seja acusada de sonegação, a situação com o Fisco ficará complicada e todos os funcionários diretamente envolvidos com o pagamento de tributos podem responder pelo atraso. Isso inclui não apenas o dono da empresa, como os sócios e até diretores. 

A importância do planejamento tributário

Um bom planejamento tributário permite a gestão eficiente dos compromissos fiscais da empresa, organizando pagamentos e mantendo a empresa dentro da legalidade. Nesse sentido, é importante realizar balanços periódicos para identificar valores gastos com tributos, além de traçar um plano estratégico para que seja possível pagar todos os impostos dentro do prazo e sem ficar no vermelho. 

 

Descubra como a DJ Contabilidade tem ajudado mais de 50 empresas a reduzir seus custos financeiros e contábeis. Clique no botão abaixo e fale conosco

Abrir Uma Empresa Pode Ser Algo Simples Facil E Rapido - DJ Contabilidade