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Fábrica de roupas - Entenda como a segmentação de público é a solução do seu negócio! - dj contabilidade

Fábrica de roupas – Entenda como a segmentação de público é a solução do seu negócio!

Você já pensou no seu público alvo em como ele é diferente? Confira agora, como adequar a produção da fábrica de roupas à eles.

A segmentação de público é uma das melhores estratégias que podem ser aplicadas a uma fábrica de roupas, permitindo dividir o mercado em grupos de consumidores potenciais com necessidades ou características mais ou menos semelhantes, demonstrando propensão a um comportamento de compra.

Para uma fábrica de roupas, o consumidor pode ter um perfil diferente de outro, ou seja, tanto pode ser um homem ou uma mulher, ou ainda uma criança ou adolescente já com poder de influenciar na escolha dos produtos.

Além das características pessoais, existe também a diferenciação de classes sociais, que buscam produtos com valores adequados às suas condições socioeconômicas, ou mesmo roupas para diferentes tipos de atividade, de tamanhos diversos ou de estilos adequados à sua forma de viver.

Para obter melhores resultados nas vendas, portanto, a fábrica de roupas deve descobrir o melhor segmento para trabalhar, escolhendo um nicho de mercado que ofereça condições de crescimento e de maior lucratividade.

O principal objetivo da segmentação no mercado de roupas é manter os esforços concentrados em estratégias de marketing que possibilitem atingir o público determinado, dando à fábrica de roupas condições de satisfazer melhor a demanda desse público de uma forma adequada.

Assim, é preciso estabelecer cada segmento, com um público consumidor que tenha o mínimo de diferenças entre cada um de seus integrantes, embora com um perfil definido para o estilo de roupa produzida e colocada à venda.

Entendendo melhor a segmentação para a fábrica de roupas

Para entender melhor o que seja a segmentação para uma fábrica de roupas, podemos definir que dois dos maiores segmentos, que podemos chamar de A e B, são formados respectivamente por consumidores que costumam mandar fazer suas próprias roupas e por aquelas que buscam no mercado roupas mais baratas, não se importando tanto com a própria aparência.

Um outro segmento, que podemos chamar de C, é formado por consumidores que buscam ter melhor aparência, ou seja, que querem estar na moda, mas que não possuem uma condição socioeconômica para comprar roupas com marcas mais conhecidas.

Os últimos segmentos, nesse caso, que podem ser chamados de D e E, respectivamente, são os o que agregam consumidores com maior poder aquisitivo. Nesse caso, são pessoas fiéis a uma determinada marca, sem qualquer preocupação com o preço e por pessoas que, mesmo sem maior poder aquisitivo, sempre buscam usar roupas da moda.

Analisando esses perfis de consumidores, podemos entender que as lojas que comercializam roupas mantêm o seu foco em segmentos diferenciados, ou seja, uma loja C&A atua em um determinado mercado muito diferente de uma Riachuelo, por exemplo.

Vamos esclarecer que esse é um caso bastante genérico, servindo apenas para demonstrar como as lojas de varejo buscam um determinado público. A fábrica de roupas, em razão desse destino de sua produção, deve trabalhar com segmentos diferenciados, para que possa conseguir uma clientela fiel nos comerciantes, atendendo as necessidades do seu público-alvo.

Na segmentação de mercado para a fábrica de roupas, portanto, é necessário:

  • Produzir roupas que atendam às necessidades do seu público-alvo;
  • Sempre fazer a avaliação da concorrência, mantendo a fábrica em uma posição estratégica;
  • Manter o máximo controle sobre suas estratégias de marketing, garantindo que o posicionamento da empresa no mercado esteja sedimentado.

Trabalhando com a segmentação de mercado, a fábrica de roupas irá manter o domínio de sua tecnologia, produzindo roupas que atendam às exigências do seu público alvo e conseguir maior proximidade de sua marca com o consumidor final.

Além disso, a fábrica de roupas também terá maiores possibilidades de oferecer produtos a preços competitivos e conseguir manter sua marca no mercado

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