(11) 2238-4300

+55 (11) 9 9217-8431

contato@djcontabilidade.com.br

Blog

Blog

Menu

O que é um sistema de intermediação financeira e como ele pode ajudar a escola em sua gestão financeira

O que é um sistema de intermediação financeira e como ele pode ajudar a escola em sua gestão financeira

Um sistema de intermediação financeira é uma ferramenta que permite o recebimento de pagamentos via cartão de crédito, boletos bancários…

14 de setembro de 2020

Um sistema de intermediação financeira é uma ferramenta que permite o recebimento de pagamentos via cartão de crédito, boletos bancários e carnês. Trata-se de uma plataforma que serve de ligação entre a empresa recebedora e seu cliente, facilitando assim a gestão financeira por parte do gestor do empreendimento. Para as escolas, este pode ser um excelente aliado no momento de receber as mensalidades. 

O sistema de intermediação financeira funciona de maneira consideravelmente simples, facilitando a emissão de boletos e o pagamento por meio de cartões. Para isso, a ferramenta coleta as informações dos clientes e se responsabiliza por fazer o repasse aos bancos, garantindo assim que os recebimentos sejam administrados de maneira segura, confiável e sem complicações. 

Vale a pena investir neste tipo de ferramenta?

Administrar a parte financeira de uma escola é tão complicado quanto cuidar da gestão de qualquer outro tipo de empreendimento, sendo necessário coordenar o fluxo de caixa da instituição com as atividades essenciais para o pleno funcionamento de suas atividades. Nesse sentido, é fundamental manter um controle financeiro adequado para garantir a qualidade pedagógica e o bom desenvolvimento dos alunos. 

Adotar um sistema de intermediação financeira, portanto, ajuda a otimizar o trabalho de gestão financeira da escola. Além disso, é possível colher benefícios administrativos como:

Otimização do trabalho

Como foi explicado, gerenciar a parte administrativa de uma instituição de ensino envolve muitos fatores — e não é uma tarefa tão simples de ser executada, especialmente se levarmos em conta que pode haver atrasos nos recebimentos e necessidade de calcular multa. Com um sistema que facilita os recebimentos e a emissão de boletos, entretanto, boa parte desse trabalho é otimizada por meio de uma ferramenta de intermediação. 

Automação financeira

A automação financeira por meio de uma ferramenta de intermediação é vantajosa tanto para a equipe administrativa da escola quanto para os clientes. Isso porque a emissão e gestão automática de boletos minimiza as chances de que ocorram erros humanos, além de proporcionar maior comodidade para todos. O sistema também pode ser utilizado para emitir notificações a respeito de prazos e atrasos, o que facilita ainda mais os processos. 

Segurança 

Uma vez que há questões financeiras e familiares envolvidas, a segurança dos dados certamente faz parte das preocupações dos gestores. Isso porque o vazamento de informações pode comprometer a imagem da instituição e ainda fazer com que ela perca alunos e a confiança do mercado. Quem conta com um sistema de intermediação digital, porém, tem a certeza de estar usando uma plataforma segura a avançada. 

Controle dos dados e valores

No que diz respeito ao balanço financeiro, qualquer pequena diferença pode comprometer significativamente o orçamento da instituição. Por isso, quem conta com um sistema que permite a automatização dos recebimentos e valores, tem maior segurança e precisão no controle dos recebimentos. Assim, fica mais fácil e preciso manter o controle de todos os dados referentes à gestão financeira da escola. 

Profissionalize a gestão financeira de sua escola

Muito mais do que apostar em uma ferramenta digital, investir na profissionalização da gestão financeira escolar é uma medida que garante o controle total das contas, de modo que a instituição consiga manter tudo em dia e funcionando conforme o necessário. Nesse sentido, a dica é contar com o apoio de empresas de contabilidade, que possuem todo o conhecimento especializado a respeito do assunto. 

A terceirização da contabilidade pode ser uma opção muito vantajosa para escolas e pequenas empresas de todos os segmentos de atuação, muitas vezes destacando-se como o diferencial para o crescimento da organização. Isso porque, a partir da contratação de um escritório especializado, as finanças da empresa são devidamente controladas enquanto os gestores conseguem focar no planejamento estratégico e outros assuntos.

Além disso, é necessário ter em mente que o conhecimento especializado de um escritório de contabilidade permite uma melhor gestão das contas. Isso porque tanto a legislação como a aplicação tributária mudam constantemente, o que demanda atualização por parte de quem cuida das finanças, bem como capacidade para se adaptar rapidamente às regras. Os contadores certamente estão prontos para enfrentar este desafio, que faz parte de sua área de atuação. 

Por fim, a profissionalização da gestão financeira por meio da contratação de um escritório de contabilidade pode gerar economia à sua escola. Este benefício é alcançado de duas maneiras: a primeira diz respeito ao fato de que a terceirização evita a necessidade de criar um setor específico dentro da empresa, o que gera economia em relação a salário, benefícios e estrutura física necessária. 

Além disso, estar devidamente orientado por uma empresa especializada em contabilidade evita que o gestor esqueça de cumprir suas obrigações tributárias e demais exigências legais. Dessa forma, são evitadas multas e processos que podem comprometer as finanças da organização. Os profissionais também podem fornecer consultoria para novos investimentos, ajudando nas decisões a respeito do melhor momento e local para investir.

Contabilidade e ferramentas de intermediação financeira

Além do conhecimento especializado a respeito do assunto, os profissionais de contabilidade dominam as melhores técnicas e ferramentas de gestão das finanças — o que inclui o uso da plataforma de intermediação financeira, caso seja vantajoso para o cliente. Isso significa que todas as vantagens de uma ferramenta de gestão ficam aliadas aos benefícios trazidos pela profissionalização do setor. 

Quem contrata os serviços de um escritório de contabilidade, portanto, consegue obter benefícios como:

  • Eficiência e produtividade;
  • Mais tempo para se dedicar às atividades escolares;
  • Redução de processos judiciais e multas tributárias;
  • Economia;
  • Cumprimento das exigências legais;
  • Segurança;
  • Controle completo das finanças, recebimentos e dados;
  • Saúde financeira para a instituição. 

A DJ Contabilidade é uma empresa especializada em contabilidade para escolas, com conhecimento específico a respeito das particularidades deste setor tão importante para a sociedade. Assim, os gestores das instituições de ensino conseguem ter conhecimento e controle total a respeito das movimentações financeiras realizadas, bem como da situação financeira da empresa. 

Para saber mais sobre o assunto e entender como uma empresa de contabilidade pode ajudar sua escola por meio de um sistema de intermediação financeira, entre em contato!

 

Vamos planejar o futuro do seu negócio?

Desenvolvemos um guia completo para te ajudar controlar de maneira fácil seu negócio.

Planilha de Fluxo de Caixa

Vamos conversar sobre o futuro do seu negócio?

Com mais de 50 anos de experiência e atuação de excelência no mercado de contabilidade, é impossível o seu sonho não gerar frutos com a DJ Contabilidade.

Prefere um atendimento rápido?

Chame a DJ Contabilidade no Whatsapp! Respondemos em instantes.

Quer aprender com quem entende?

Se você é um empreendedor em busca de alta perfomenace, acesse nossos materiais gratuitos e descubra o que preparamos para o seu negócio.

Vamos conversar sobre o futuro do seu negócio?

Com mais de 50 anos de experiência e atuação de excelência no mercado de contabilidade, é impossível o seu sonho não gerar frutos com a DJ Contabilidade.

Prefere um atendimento rápido?

Chame a DJ Contabilidade no Whatsapp! Respondemos em instantes.

Quer aprender com quem entende?

Se você é um empreendedor em busca de alta perfomenace, acesse nossos materiais gratuitos e descubra o que preparamos para o seu negócio.

Menu

Contato rápido

(11) 2238-4300

+55 (11) 9 9217-8431

contato@djcontabilidade.com.br

Seu imposto de renda feito de forma simples, ágil e sem estresse.

Você não precisa gastar horas e quebrar a cabeça para fazer sua declaração de imposto, inscreva-se e garanta sua declaração antes do período acabar!

Vamos conversar sobre o futuro do seu negócio?

Com mais de 50 anos de experiência e atuação de excelência no mercado de contabilidade, é impossível o seu sonho não gerar frutos com a DJ Contabilidade.