Aumentar o lucro e diminuir as despesas. Esse é, não somente o sonho das empresas, mas também o caminho que permite que elas tenham cada vez mais sucesso, elevando os negócios a outros patamares.
Existem soluções legais para encurtar essa jornada e fazer com que a sua empresa deslanche? Sem dúvida, existem. Vamos abordar, ao longo deste conteúdo, informações relevantes sobre o tão falado Planejamento Tributário. Por que fazer? Vale a pena?
Bom, se você é empresário aqui no Brasil, você sente na pele todos os meses os impactos da carga tributária do nosso país. Para você ter uma noção básica, a carga tributária brasileira equivale a 33% do produto interno bruto (PIB), índice que se assemelha a países que oferecem saúde e educação gratuitas à população. Pior do que essa informação, é saber que ela só cresce a cada ano.
Você deve estar se perguntando qual é o segredo para que a sua empresa obtenha sucesso. E a minha resposta é: “não há segredo”.
Quando o assunto é gerir uma empresa, tomar decisões e assumir riscos é uma missão importante e é nesse quesito que o planejamento tributário pode se tornar o seu grande aliado. Considerando a alta carga tributária do Brasil, se você, empresário, não adota como estratégia o planejamento tributário, você pode estar gastando mais do que deveria, além de pagar impostos mais altos, o que gera desvantagem frente aos seus concorrentes.
Sendo assim, o primeiro conselho que podemos te oferecer é: trabalhe em equipe.
Contadores possuem conhecimento técnico tributário a respeito dessa questão e podem nortear as suas decisões, para que elas sejam feitas com base no seu histórico e dados, fazendo correção de rota e pontuando os melhores caminhos a serem seguidos.
Entenda o que deve ser feito ao contratar uma equipe especializada.
Essa equipe vai estudar toda a sua empresa, buscar meios lícitos para que se pague menos impostos, o que possibilita o aumento da sua margem de lucro e você direciona os valores para pagamento de fornecedores, compra de insumos, pagamento de folha salarial e outros assuntos pertinentes ao seu negócio.
Depois de estruturada a sua equipe de planejamento tributário:
- Defina um cronograma para o seu plano de ação;
- Reúna informações das principais bases de cálculos;
- Escolha o regime de tributação mais benéfico, entre: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real;
- Realize simulações e análises de cenários possíveis para o seu negócio.
Somente nesse breve resumo já dá para perceber o quão importante é o planejamento tributário para a sua empresa.
Ainda assim, vamos entender a fundo como ele pode alavancar os seus negócios?
Vantagens do Planejamento Tributário
Reduz custos para o negócio
Como já mencionado nos parágrafos acima, o planejamento tributário é um grande aliado para que evite gastos desnecessários, reduza custos e, mais que isso, que possa te ajudar a recuperar valores que não precisavam ter sido gastos.
A partir do histórico financeiro da sua empresa, bem como das suas despesas e margem de lucro, é feita uma delimitação de um plano que esteja de acordo com o que determina a lei. Logo, há redução na incidência de tributos, possibilitando uma maior geração de caixa.
Aumenta a competitividade
Partindo do pressuposto de que o planejamento tributário permite a redução dos custos que envolvam o seu negócio, os recursos podem e devem ser voltados a investimento na atividade fim da sua empresa. Desse modo, a organização aumenta a competitividade frente aos concorrentes, posicionando-se melhor no mercado.
Evita a ocorrência de autuações
Visto que, ao decidir adotar o planejamento tributário, sua empresa precisará revisitar as movimentações financeiras, você passará a conhecer todas elas, tendo conhecimento prévio de todos os acertos e/ou correções, o que permite facilitar a avaliação da saúde do seu negócio e as práticas nele ocorridas.
Portanto, o planejamento tributário, nessa questão, age como uma estratégia preventiva à ação. Ele ajuda a evitar a ocorrência do não recolhimento e o cumprimento das obrigações fiscais.
Reduz custos na compra de materiais ou insumos
Um dos pontos que comentei há alguns parágrafos foi sobre a definição do regime tributário para a sua empresa. Essa escalonação, podemos assim dizer, se dá de acordo com o crescimento da empresa, ou seja, cada porte de empresa pertence a um enquadramento tributário.
Por isso a importância da simulação dos diferentes cenários, além do estudo das leis, para escolher o que mais se adapta ao tamanho do seu negócio. Tudo isso irá refletir nos seus processos internos administrativos, como por exemplo, a emissão de notas fiscais, que também é beneficiada pelo planejamento tributário.
Como?
Se você adquire um produto de um fornecedor que não é do mesmo estado que o seu, incide sobre a nota fiscal a diferença de ICMS entre regiões. No entanto, há custos como o frete nesse tipo de operação e, se a empresa não for do Simples Nacional e tiver a possibilidade de aproveitar créditos de ICMS, o frete do insumo pode te gerar vantagem, o que é totalmente legal.
Apesar de o custo de transporte não poder ser eliminado, o responsável pode escolher receber a carga pela modalidade de frete CIF, quando o destinatário se responsabiliza pelo transporte. Neste caso, o negócio escritura a despesa do frete na escrita fiscal e, portanto, consegue usar créditos de ICMS por esse pagamento para reduzir seu ICMS a pagar posteriormente.
Retarda o pagamento
Algumas estratégias permitem que empresas posterguem o pagamento de impostos sem que haja incidência de multas. Feita de maneira correta, essa prática é totalmente legal e pode ser útil em momentos de crise ou baixo capital de giro.
Isso permite que a empresa recupere o fôlego para que, então, consiga honrar com seus compromissos, sem precisar se afogar com empréstimos ou outros recursos que podem diminuir o seu tempo de vida útil.
O Planejamento Tributário não é mais um custo, é um investimento
Com tantos benefícios, você já percebeu que deve considerar o planejamento tributário como um investimento, certo?
Ele será o seu grande aliado, desde o início dos seus negócios, passando por todas as fases de crescimento e te ajudando a passar imune pelas crises que o mercado financeiro enfrenta. Para isso, é importante que você se muna de informações e tenha do seu lado parceiros que vão te ajudar nessa construção.