Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
problemas na industria textil

Problemas na indústria têxtil por lucro reduzido

Nenhuma empresa ou segmento de mercado é capaz de se blindar 100% dos tempos difíceis de uma crise. No ramo das lojas de roupa, ou mais especificamente na indústria têxtil, por exemplo, diversos fatores (internos e externos) podem influenciar o desempenho e produção da operação, o que poderá resultar diretamente na redução da margem de lucro do negócio.

Para entender um pouco mais sobre os detalhes que levam a loja a viver “dias de vacas magras”, é importante focar mais no processo que acontece dentro da empresa, quando a mesma não está passando pelos seus melhores momentos. Por isso, confira abaixo, alguns dos problemas mais comuns que a indústria têxtil enfrenta por ter o lucro reduzido:

Controle de estoque

O controle de estoque é uma das articulações mais importantes para qualquer gestão que almeje alcançar um nível sólido de eficiência e produção. E justamente nesse ponto, é muito comum que esse tipo de problema aconteça na indústria têxtil. O principal fator para a falta de controle, tem a ver com a falta de um cuidado ou gerência automatizada de entrada e saída de insumos do estoque. Isso acontece muito, porque as vezes produto chega na loja ou até segue o fluxo da operação sem nem ao menos ter passado pelo controle de estoque.

Falta de gerenciamento dados e informações

Principalmente para lojas e negócios que estão em fase de crescimento e profissionalização, é fundamental ter em mente que os tradicionais “achismos” (muitas vezes, confundidos com “feeling de empreendedor”) não podem fazer parte deste processo. A falta de gerenciamento de informações precisas e checadas (isto é, planilhas de datas, controle de estoque, fluxo de caixa etc.) impede a empresa de manter sua estabilidade e controle, sobretudo, quando se está sob lucro reduzido. Para isto, contratar com uma assessoria contábil profissional, pode ajudar.

Atualização e manutenção de maquinário

Aqui, uma questão um tanto quanto complicada – por conta dos altos valores que envolvem uma operação desse tipo. Sem dúvidas, a atualização ou manutenção de maquinário é um importante e crítico tópico a ser tratado pela indústria têxtil. Principalmente pelo fato de que se trata de um problema que afeta substancialmente o fluxo da operação, a falta de modernização pode por muitas vezes comprometer o futuro da empresa.

Impacto na produtividade

Uma crise financeira, em qualquer segmento ou de qualquer tipo, é muito mais movimentada pela “impressão negativa do cenário” do que propriamente a escassez de recursos. Da mesma forma, quando se tem um cenário de lucro reduzido na empresa, a impressão negativa sobre o futuro e estabilidade dos negócios, acaba impactando a produtividade e desempenho dos colaboradores.

Outro fator que impacta diretamente na produção, está relacionado ao tópico anterior: assim como maquinário antigo pode prejudicar a indústria de diversas formas, contar com um maquinário moderno sem atualizar os outros pontos do processo operacional, pode gerar um descompasso muito grande para a empresa.

Tire suas dúvidas conosco, nós, da Dj Contabilidade, somos especialistas na sua empresa, e criamos este artigo especialmente para você!

Esperamos que tenha gostado e que isso te ajude a traçar uma direção concreta para a sua profissão.
Siga-nos no Facebook: @djcontabilidadeoficial

Sucesso e até a próxima.

A DJ Contabilidade é uma Contabilidade na Zona Norte – SP Contabilidade na Zona Norte – SP.

[cta-box-news form=”contact-form-7 id=’2431′ title=’newsletter blog'”]

Abrir Uma Empresa Pode Ser Algo Simples Facil E Rapido - DJ Contabilidade
Fechar Menu