Saber como montar uma loja de roupas virtual permite que você explore uma grande oportunidade de mercado. Pensando nisso, nós, da DJ, trouxemos um manual passo a passo para que seja montado um e-commerce de vestuário!
Para montar uma loja de roupas virtual, é preciso dar atenção a alguns pontos básicos, como podemos ver a seguir:
Plataforma
A escolha da plataforma para montar uma loja de roupas virtual deve prever as necessidades futuras, escolhendo uma que seja flexível, permitindo fazer as alterações ao longo do tempo.
Você pode escolher uma plataforma gratuita, com código de fonte aberto ou pago e, nesse caso, a preferência deve ser pelas pagas, uma vez que oferecem suporte e a possibilidade de fazer as alterações necessárias.
Pagamentos
O segundo item exigido para montar uma loja de roupas virtual é a forma de pagamento. Existem três meios de recebimento dos pagamentos online:
- Intermediadores de pagamento, como o PayPal, por exemplo, que são mais simples de serem utilizados;
- Gateways de pagamento, como o Cielo e o Redecard, que cobram uma taxa fixa, mas que exigem a contratação de outros serviços, como o antifraude;
- Direto com o comprador, que torna a solução mais conveniente, deixando o empresário com maior controle sobre sua experiência de compra.
Segurança
A segurança ao montar uma loja de roupas virtual é importante, uma vez que é preciso proteger os dados dos clientes contra hackers. Instalando um sistema de segurança, o empresário vai deixar o consumidor mais confortável para fazer suas compras.
Os dois modelos de segurança existentes são o SSL (Secure Socket Layer) e o Scan de Aplicação e IP, que impedem que pessoas mal-intencionadas possam acessar o banco de dados e roubar informações.
Marketing
Ao montar uma loja de roupas virtual é preciso trabalhar com o marketing para chegar aos usuários. As principais formas de fazer o marketing atualmente são as seguintes:
- Produção de conteúdo, um sistema que funciona a longo prazo;
- Redes sociais com a criação de perfis, principalmente no Facebook e no Twitter, para divulgar conteúdo relevante;
- Google Adwords, uma ferramenta de anúncios do Google, que exige um investimento para gerar maior volume de visitantes;
- Aumento de conversão, utilizando ferramentas que possam fazer com que os visitantes se transformem em clientes;
- E-mail marketing, que continua sendo a melhor estratégia de marketing, exigindo que você mantenha uma lista dos clientes para entrar em contato.
Suporte
Não adianta apenas fazer uma venda ao montar uma loja de roupas virtual. É preciso fidelizar o cliente e, para isso, nada mais importante do que oferecer suporte 24 horas por dia. Algumas ferramentas de gestão oferecem meios de dar suporte, fazendo um trabalho de pós-venda que é essencial para o negócio.
Backoffice e ERP
Ao montar uma loja de roupas virtual você vai precisar de um sistema para facilitar as operações e automatizar os processos de seu e-commerce. Desde a chegada do pedido até a sua entrega, uma ferramenta de ERP e Backoffice deve ser buscada para ganhar tempo.
Logística
A logística é de extrema importância se você pretende montar uma loja de roupas virtual, havendo a necessidade de encontrar uma maneira de fazer as entregas o mais rapidamente possível. Você pode aplicar os seguintes meios:
- Correios, que é a forma mais simples, mas que estabelece um limite de 30 kg por remessa, havendo o risco de ser prejudicado por paralisações ou greves;
- Transportadoras, que são mais confiáveis, não havendo também limitação de tamanho e peso.
Quando sua loja estiver com maior movimento, é interessante procurar um operador logístico, que poderá tomar conta de todo o processo.
Legislação
Existem regras definidas que devem ser implementadas ao montar uma loja de roupas virtual. O empreendedor deve seguir as regra, atendendo às seguintes condições;
- Informar os dados da empresa, inclusive CNPJ, endereço, e meios de contato;
- Demonstrar as despesas adicionais, como frete e seguro;
- Oferecer um canal de atendimento direto para os clientes;
- Atender a regra de arrependimento de 7 dias;
- Trocar os produtos com defeito, respeitando o prazo de 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para bens duráveis.
Cada um desses requisitos é importante para montar uma loja de roupas virtual.
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Sucesso e até logo.