Enquanto pais e alunos de preparam para o ano letivo investindo em material escolar e estabelecendo uma rotina adequada para os estudos, os gestores da instituição de ensino precisam lidar com um planejamento bastante complexo e detalhado junto com sua equipe pedagógica. O ideal é que o planejamento escolar seja elaborado no segundo semestre do ano anterior, de modo que seja possível fazê-lo com calma e eficiência.
O planejamento escolar é um documento fundamental para que a escola obtenha os resultados esperados, sem que a equipe se disperse em diferentes objetivos e atividades que não se comunicam entre si. Dessa forma, é possível oferecer um ensino de qualidade e devidamente estruturado, garantindo que o desenvolvimento do aluno ao longo do ano seja sólido e constante.
O que é o planejamento escolar?
O chamado planejamento escolar é um projeto elaborado pela equipe pedagógica juntamente com os gestores, organizando e reunindo as metas e práticas escolares que serão realizadas no ano letivo que está para começar. Este documento deve contemplar não apenas os projetos no âmbito educacional, mas todas as questões burocráticas e legislativas que influenciam no funcionamento da instituição, além de normas que devem ser respeitadas.
Métodos de avaliação dos alunos, projetos que serão desenvolvidos, atividades extracurriculares e metodologia de ensino são aspectos que também devem fazer parte do planejamento escolar. Com esses dados bem definidos e detalhados, os professores conseguem ter uma melhor base para elaborar suas aulas e ter uma visão geral de como os projetos e processos devem funcionar.
O planejamento escolar funciona não apenas para nortear as aulas, devendo ser levado em consideração também após a realização das atividades, como uma forma de avaliar seus resultados. O ideal é que este documento fique arquivado e seja consultado no momento de fazer os planejamentos dos anos seguintes, uma vez que ficará fácil de identificar o que deu certo e os pontos que ainda precisam de ajustes.
Dicas para planejar o ano letivo
O primeiro passo para fazer o planejamento do ano letivo escolar consiste em reunir toda a equipe pedagógica para estipular os objetivos que deverão ser alcançados em determinado ano, bem como as ações que serão adotadas para que isso seja possível. Também é possível já apontar os responsáveis por cada ação, bem como as metas e prazos para o cumprimento de alguma atividade específica.
As principais dicas que devem ser seguidas para fazer um planejamento escolar eficiente são:
Alinhe os objetivos
Antes de qualquer coisa, é importante reforçar os valores da instituição de ensino e apontar os deveres de cada profissional. O objetivo é fazer com que todos trabalhem de maneira harmoniosa, utilizando a mesma linguagem e sem dúvidas a respeito de seu papel dentro da escola. Caso a equipe seja composta por algum colaborador que está chegando, vale aproveitar este momento para promover a interação com os demais profissionais.
Proponha melhorias e esteja disposto a ouvir
É importante iniciar o novo ciclo escolar com os melhores recursos que estiverem ao alcance da instituição. Nesse sentido, o planejamento pode ajudar a identificar o que precisa ser melhorado fisicamente e estruturalmente, de modo a promover uma maior qualidade de trabalho e ensino. É necessário que as melhorias contemplem toda a comunidade escolar, ou seja: saiba ouvir o que pais e alunos têm a dizer sobre como a instituição pode melhorar.
Tenha um cronograma
A elaboração do calendário escolar é muito mais do que uma obrigação burocrática, uma vez que ajuda bastante no andamento das atividades e na organização do ano como um todo. Portanto, inclua no seu planejamento informações como data de início e fim do período letivo, feriados e recessos, festas, reuniões e semanas de provas. A carga horária de cada matéria e a grade curricular também devem ser contemplados.
Implemente novas tecnologias
A tecnologia pode oferecer um importante apoio no que diz respeito à otimização de tarefas que fazem parte do dia a dia da escola, mas que consomem um tempo considerável da equipe. É o caso, por exemplo, do preenchimento dos diários de classe, comunicação com pais e alunos, lançamento de notas e elaboração/controle de grade horária. Sempre que possível, facilite o trabalho de seus colaboradores por meio do uso de ferramentas que facilitam esses processos.
No que diz respeito à gestão escolar, também pode ser interessante implementar tecnologias que ajudem diretamente no planejamento financeiro, controle de recebimentos, criação de tabelas de produtividade e até mesmo para o planejamento de novos projetos para os estudantes.
O que o planejamento deve contemplar?
Outros pontos essenciais que devem estar presentes no planejamento do ano escolar são:
- Equipes de trabalho e suas responsabilidades;
- Tabelas de horários;
- Grade curricular;
- Infraestrutura e melhorias;
- Plano de aulas;
- Métodos de ensino que serão utilizados;
- Atividades extracurriculares;
- Critérios de avaliação de alunos;
- Métodos para avaliação de professores;
- Cronograma de reciclagem pedagógica;
- Passeios educativos;
- Seminários e atividades integrativas;
- Implantação de projetos multidisciplinares e demais atividades extracurriculares;
- Datas comemorativas, celebrações escolares e programação de eventos culturais;
- Parcerias e projetos.
Acompanhando o planejamento escolar
Além de elaborar o planejamento, é importante que seja feito um acompanhamento constante daquilo que foi definido como meta ao longo do ano. Se dedicar ao acompanhamento é quase tão importante quanto elaborar o planejamento antecipadamente, uma vez que evita surpresas desagradáveis no final do ano e aumenta as possibilidades de sucesso com as metas estabelecidas.
Com um acompanhamento eficiente, é possível identificar falhas de maneira ágil e realizar correções sempre que necessário, ajustando as ações de acordo com o andamento do ano letivo. Para isso, é importante que o planejamento não seja totalmente engessado, uma vez que as mudanças podem ser bem-vindas.
Portanto, marque reuniões periódicas com a equipe pedagógica e com os pais, sempre com o intuito de avaliar o andamento daquilo que foi planejado e identificar melhorias que são urgentes ou que podem ser implementadas ao longo dos meses. Esteja sempre disposto a ouvir sugestões, críticas e reclamações, sempre com o intuito de oferecer a melhor experiência de aprendizagem a seus alunos.