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8 passos para fazer sua loja de roupas crescer financeiramente

Uma loja de roupas é um tipo de empreendimento que tem tudo para dar certo, mas certamente exige muito planejamento,…

10 de setembro de 2019

Uma loja de roupas é um tipo de empreendimento que tem tudo para dar certo, mas certamente exige muito planejamento, pesquisa e dedicação. O segmento de vestuário é um dos que mais se desenvolvem e se mantém aquecidos no Brasil, seja no mundo físico ou no âmbito virtual, e ainda há muito espaço para crescer. Para que seu negócio seja um sucesso financeiro e de mercado, portanto, a DJ Contabilidade elencou alguns passos que valem a pena ser seguidos. Confira:

8 passos para fazer sua loja de roupas crescer 

Defina e entenda seu público-alvo

Um dos primeiros passos para montar uma loja de roupas e fazer com que ela cresça e prospere é determinar o público-alvo que você deseja atingir com sua marca. Entender e conhecer profundamente este consumidor ajudará em todas as decisões que serão tomadas a partir de então, desde o posicionamento da marca até o tipo de produto a ser oferecido. 

A dica é estabelecer um perfil dos futuros clientes, apontando seu nível de renda, gênero, hábitos e preferências. Com base nessas informações, é possível identificar o tipo de roupa e moda que este público consome, bem como as marcas favoritas, hábitos de consumo e referências em termos de vestuário e comportamento. 

Tenha um objetivo claro

Outro ponto essencial a ser definido é o objetivo da sua loja de roupas: agora que o público-alvo foi determinado, é preciso saber o que você deseja oferecer a ele. Algumas lojas, por exemplo, são especializadas em roupas de banho, enquanto outras oferecem vestuário específico para pessoas que praticam esportes. Além disso, você precisa definir se vai apenas seguir a moda e as referências do consumidor ou se pretende ser inovador, criativo ou solucionador de problemas comuns do seu cliente. 

Essas questões influenciarão diretamente no planejamento estratégico do seu negócio, o que inclui a melhor forma de se comunicar com o público, criar promoções, montar vitrines e/ou materiais digitais.

Posicione sua marca

Agora que você tem um objetivo claro, é importante pensar na forma com que você deseja que sua loja seja lembrada e referenciada. Se a ideia é que sua loja seja identificada por oferecer um excelente custo-benefício, é importante que você se posicione de maneira a evidenciar isso, ou seja: oferecendo bons produtos, que tenham preços acessíveis e mostrando isso para o público. 

Algumas marcas, por outro lado, são voltadas para a conscientização ambiental. É essencial que elas carreguem este conceito em seu posicionamento, ajudando os clientes a entenderem quem elas realmente são e o que idealizam.

Invista em desenvolvimento profissional

Investir no desenvolvimento de técnicas de venda e bom atendimento pode ser um grande diferencial para sua loja de roupas. Este deve ser um aspecto a ser desenvolvido continuamente tanto em você, como empreendedor, como em seus colaboradores. Lembre-se que os valores de sua empresa devem ser refletidos na forma como ela trata o cliente e a equipe. Em muitos casos, vale a pena investir também em uma política de motivação para os colaboradores.

Acompanhe as tendências do mercado

Mesmo que sua loja atenda a um público muito específico e tradicionalista, é essencial estar sempre de olho nas tendências do mercado para sempre colocar produtos novos à venda e acompanhar os hábitos dos clientes. Uma maneira muito simples de acompanhar o mercado consiste em fazer um histórico de vendas, identificando os produtos que vendem mais e os que estão caindo em procura. 

Ouça seus clientes

Faça com que a experiência do cliente ajude no crescimento da sua loja de roupas. Para isso, você precisa saber ouvir o que o consumidor tem a dizer e passar a encarar essa opinião como um ponto transformador em seu negócio. Nesse sentido, incentive o cliente a compartilhar o que ele gostaria de encontrar em sua loja e o que ele sentiu ao ser atendido por você. Alinhar seu trabalho com as expectativas do cliente é fundamental para aumentar as vendas e, consequentemente, fazer com que a sua loja cresça.

Fidelize o público

Infelizmente, experiências negativas costumam ficar mais na memória do que as experiências positivas. Isso significa que os consumidores que tiveram uma experiencia ruim em sua loja tendem a compartilhar o ocorrido, enquanto os que foram atendidos simplesmente saem satisfeitos. Portanto, além de manter os clientes satisfeitos, é importante que você saiba criar um bom relacionamento com eles, de modo que eles tenham vontade de recomendar sua loja para os outros. 

Tenha uma boa contabilidade

Estar em dia com a contabilidade da sua loja de roupas é outro aspecto determinante para o crescimento e sucesso do negócio, já que possibilita o controle de todas as despesas e receitas da empresa. Contar com a ajuda de profissionais especializados em contabilidade para lojas de roupas é uma excelente maneira de garantir que todas as suas obrigações financeiras estejam sob controle, de modo que você tenha mais tempo para se preocupar com o crescimento financeiro do negócio.

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