Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Entenda A Importância De Separar Os Gastos Pessoais Da Sua Loja - DJ Contabilidade

A importância de separar os gastos pessoais da sua loja

O empreendedor precisa entender a importância de separar os gastos pessoais da sua loja, principalmente quando se fala de abrir uma loja própria do zero, sabe-se bem sobre as dificuldades que os empreendedores têm para dar os primeiros passos no negócio. Sobretudo, quando não se tem um fundo de reserva que te dê segurança para os primeiros meses de projeto, não é fácil iniciar e gerenciar o fluxo da empresa até que o mesmo se torne autossuficiente.

Não só esses. Existem também empresários que por falta de uma boa organização ou de um bom profissional financeiro por perto, acabam se perdendo em meio as contas e logo se vê a loja – que parecia ter um potencial tão grande – sofrer com tempos difíceis e comprometer suas estratégias.

Pensando em tudo isso, entender a importância de separar gastos pessoais do caixa criado pela sua loja, é um processo fundamental para quem visa alcançar o sucesso e, o mais importante, equilíbrio e estabilidade. Por isso, confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar a manter a ordem e controle financeiro pessoal e da sua empresa:

Organização e controle de gastos

O primeiro e mais importante “mandamento” para obter sucesso na tarefa, é procurar desenvolver sua organização e controle de gastos. Existem muitas formas de conquistar o primeiro, para tornar o segundo, uma realidade. Independentemente da técnica ou sistema que for utilizar para manter a organização nos gastos, é fundamental praticar a consistência e ser estritamente obediente ao processo adotado.

O maior erro que as pessoas cometem nessa etapa, é justamente abrir exceções assim que as primeiras dificuldades financeiras começam a acontecer. Mas claro, é de se entender que diante de uma situação de emergência será quase impossível seguir firme a orientação, no entanto, é possível controlar isso documentando todas as ações financeiras, para manter o rigor nas contas e estar 100% ciente do balanço de valores.

Quando resolvido a situação, procure recolocar o dinheiro nos cofres da empresa e manter a política de organização e controle financeiro. A partir da prática contínua deste processo, verás que ao passar dos meses, seguir este passo será algo muito mais natural e parte da cultura da sua empresa do que pode imaginar.

A importância de separar os gastos pessoais da sua loja: Controle de caixa (entradas e saídas)

Seguindo a lição aprendida no primeiro tópico, nada mais importante do que complementar os ensinamentos anteriores com o conhecido controle de caixa. O fluxo de entrada e saída da sua empresa diz muita coisa sobre a economia existente na loja. E justamente por isso, é essencial ter na ponta do lápis, o máximo de informações sobre o saldo deste balanço.

Uma alternativa que pode ajudar demais neste processo, é contar com uma assessoria contábil profissional, pois desta forma é possível manter o controle dos números e de quebra resolver todos os trâmites burocráticos e responsabilidades fiscais relacionadas as finanças que envolvem a sua empresa. Também com um controle de caixa profissional, é muito mais propício e seguro se preparar para dar os passos seguintes no seu negócio.

No ponto de vista pessoal, conquistar essa autonomia para a sua loja, trará também um maior conforto para se programar e fazer compras e investimentos em outros negócios ou até mesmo na vida particular. Ou seja, um controle de caixa para sua empresa, trará reflexos positivos quase que automaticamente em sua vida e finanças pessoais.

Gerenciando tempos de crise e de novas oportunidades

Os tempos de mudança fazem definitivamente parte da rotina de administração e gestão de uma empresa, independentemente do seu ramo de atuação. Existem épocas de vacas magras, onde é preciso minimizar os gastos de todas as formas possíveis mesmo que isso represente alguns pontos de falha. Em outros momentos, é possível fazer maiores investimentos com o objetivo de tornar as ações de marketing mais eficientes.

Para os momentos bons, é importante não se empolgar e misturar gastos pessoais com os gastos da sua loja, porque isto certamente tem um potencial para causar consequências no futuro. Já para os momentos ruins, não separar as verbas, pode até comprometer o futuro do seu negócio, o que impactará automaticamente em suas contas particulares.

A melhor forma de se prevenir contra isto, é criar reservas de emergência pessoal para momentos que existam a necessidade de uso. Já para a questão ligada a investimentos e ações especiais, vale a pena considerar a melhoria no seu setor de marketing, juntamente a contabilidade dos gastos.

Nós da DJ Contabilidade somos uma empresa especializada em contabilidade para a indústria têxtil e contabilidade para escolas, estamos localizados na zona norte da capital São Paulo - SP.

Siga-nos:

FAÇA UMA AVALIAÇÃO FINANCEIRA GRATUITA PARA SUA EMPRESA COM A DJ CONTABILIDADE E TENHA 2X MAIS LUCRATIVIDADE!

Abrir Uma Empresa Pode Ser Algo Simples Facil E Rapido - DJ Contabilidade
Fechar Menu