onde buscar investimentos

Onde devo buscar investimentos para começar um negócio?

Onde devo buscar investimentos para começar um negócio?

A maioria das pessoas que pensam em abrir um negócio próprio se depara com uma dificuldade em comum na hora de empreender: o capital necessário para começar a empresa. Esta verba inicial é muito importante para o nascimento de um empreendimento, uma vez que é necessário dinheiro para financiar os fornecedores e arcar com os primeiros gastos exigidos para a abertura de uma empresa. 

É muito comum que os novos empreendedores não tenham todo o capital para tirar a empresa do papel. Nesse sentido, o primeiro passo para buscar o investimento necessário para abrir uma empresa é fazer um planejamento básico para identificar os custos iniciais para colocá-la em ação. É importante que esses custos incluam detalhes como:

  • Taxas de abertura e registro em cartório;
  • Impostos;
  • Aluguel de espaço, caso necessário;
  • Gastos com energia;
  • Linha de telefone e instalação de internet;
  • Mão de obra. 

Vale lembrar que esta etapa do planejamento financeiro inicial deve ser feita apenas quando a ideia de negócio estiver bem estruturada. Isso significa, portanto, que você já deve estar com um modelo de negócios definido e ter estudado cuidadosamente o mercado em que está entrando, além dos possíveis riscos e oportunidades que ele oferece. 

Onde buscar financiamento para começar um negócio?

Com o modelo de negócios e o planejamento financeiro em mãos, é hora de conseguir o capital necessário para abrir a empresa. Existem diferentes fontes financiadoras possíveis, sendo que cada uma delas apresenta vantagens e desvantagens. O ideal é estudar todas as possibilidades cuidadosamente antes de escolher pela melhor opção para o futuro do seu negócio. 

Conheça as principais opções disponíveis:

Recursos próprios

A primeira fonte de financiamento a ser considerada é seu próprio patrimônio — que inclui não apenas o dinheiro guardado em investimentos ou poupanças, mas bens pessoais que podem ser vendidos (como carro, por exemplo). Esta é uma opção vantajosa porque não implica em dívidas e juros bancários para o empreendedor, além de exigir menos burocracia que as modalidades de financiamento ou empréstimo bancário.

Empréstimo direto de conhecidos

Embora seja recomendado muito cuidado ao fazer acordos financeiros com amigos e familiares, esta opção não deve ser descartada. Por mais que exista confiança e intimidade entre você o conhecido que está emprestando o dinheiro, o ideal é formalizar este empréstimo por meio de um contrato, de modo a evitar desentendimentos e conflitos no futuro. 

Empréstimo bancário

Solicitar um empréstimo junto ao banco em que você possui conta pode ser mais uma alternativa para quem está buscando capital para começar uma empresa. É necessário, entretanto, estar muito atento aos juros e taxas cobrados pela instituição bancária, pois geralmente eles encarecem bastante seu investimento. 

Investidores externos

Mais comuns no mercado startups, os chamados investidores-anjo são regulamentados pela Lei Complementar 155/2016, que permite o investimento de R$ 50 mil a R$ 600 mil em microempresas e empresas de pequeno porte. De acordo com a legislação, este tipo de investidor não é considerado sócio da empresa, e obtém um retorno financeiro de até 50% dos lucros, por um período de 5 anos. 

Sócio investidor

Outra opção para quem está atrás de recursos financeiros para abrir uma empresa é conseguir um sócio que disponha de capital para investir no negócio. É preciso que, além de estar disposto a aplicar o dinheiro em sua ideia, este sócio seja de confiança e esteja ciente de suas obrigações e responsabilidades dentro da organização que está sendo criada. 

Deve ser estabelecido um contrato social, assinado por ambas as partes, definindo a participação e as obrigações de cada um na sociedade. Vale lembrar que, mesmo que um dos sócios entre apenas com a parte financeira, ele tem todo o direito de deliberar e opinar sobre as ações realizadas pela organização. 

Financiamento coletivo

Também chamado de “vaquinha online” ou crowdfunding, o financiamento coletivo é uma forma de fazer com que várias pessoas se identifiquem com sua ideia e aceitem financiar o projeto por meio de contribuições menores. Em geral, este tipo de ação tem como retribuição brindes exclusivos ou bônus aos doadores. A internet conta com diversos sites de financiamento coletivo, em que basta se cadastrar, expor sua ideia e estipular um valor a ser arrecadado para colocar o projeto em ação. 

Linhas de crédito para empresas

Instituições como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) oferecem linhas de crédito específicas para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, além de Microempreendedores Individuais. Em geral, as taxas e juros cobradas são inferiores às aplicadas pelas instituições financeiras privadas, sendo muitas vezes mais vantajosas. 

Como uma empresa de contabilidade pode ajudar?

Conseguir o investimento necessário é apenas uma das etapas necessárias para abrir uma empresa, que também envolve o pagamento de taxas específicas, a escolha do sistema tributário mais adequado, organização de toda a documentação necessária e muita burocracia. As exigências para abrir uma empresa podem variar de acordo com a cidade ou Esta do, além da atividade comercial executada pelo empreendimento. 

Por mais que seja possível realizar todo esse processo de abertura sozinho, a orientação e o apoio de um escritório de contabilidade podem fazer toda a diferença, especialmente para quem está começando. Isso porque a terceirização da contabilidade para pequenas empresas permite que os gestores foquem no planejamento estratégico do empreendimento que está nascendo, sem se preocupar com a possibilidade de perder o controle sobre as finanças.

O conhecimento especializado em contabilidade garante economia e traz mais possibilidades de crescimento ao novo negócio, uma vez que ajuda nos processos de decisão e na organização tributária. As burocracias que envolvem a criação e manutenção da empresa podem ser facilitadas por meio da atuação de um contador, que evita a possibilidade de esquecer de cumprir com alguma obrigação fiscal. 

Como consequência da atuação de uma empresa de contabilidade, o negócio que está nascendo evita multas e processos que podem colocar o empreendimento em risco. No que diz respeito à captação de investimentos para abrir o negócio, o escritório contábil também pode ser crucial para a escolha do melhor método de financiamento e análise dos contatos estabelecidos. 

 

Descubra como a DJ Contabilidade tem ajudado mais de 50 empresas a reduzir seus custos financeiros e contábeis. Clique no botão abaixo e fale conosco

Abrir Uma Empresa Pode Ser Algo Simples Facil E Rapido - DJ Contabilidade