Montar uma marca de roupas é o sonho de muitos empreendedores que decidem investir na carreira na área têxtil, seja na produção de roupas propriamente dita ou mesmo na venda (lojas). Por isso, é importante saber como montar uma marca de roupas poderosa.
Criar uma marca, porém, não é uma tarefa fácil. Dificilmente é algo sobre o qual alguém acorda pensando e, em questão de poucos minutos, adquire um conceito pré-estabelecido de como construir a marca. Por isso, é preciso estudar bem o que deverá ser desenvolvido e todos os elementos que devem compor uma marca.
Vamos aprender mais?
Como montar uma marca de roupas poderosa – entendendo o seu público
Bom, o primeiro passo para montar uma marca de roupas que realmente tenha algum apelo e que “se venda sozinha” é entender o público ao qual você irá direcioná-la.
Pense: você usaria uma marca de roupas, ou mesmo um estilo, que não fosse condizente com o seu estilo de vida, personalidade e outras características que definem a sua identidade?
Provavelmente não, certo? O mesmo vale para o público que você deseja atingir e, portanto, a sua marca precisa representá-los. Se pensarmos um pouco, a maior parte das marcas de sucesso, principalmente quando falamos de moda, representam muito mais que uma simples roupa, mas estão diretamente ligadas ao estilo de vida.
Quando pensar em como montar uma marca de roupas, considere informações como:
- Faixa salarial – quanto o seu público ganha e como as roupas representarão isso?
- Interesses – do que seu público gosta e como suas roupas mostrarão isso ao mundo?
- Identidade – que outros aspectos de identidade serão representados?
- Necessidades – do que o público precisa, quando o assunto é roupas? Um tecido específico?
- Desejo – o que seu público QUER nas roupas?
Tudo isso é importante, principalmente considerar necessidades e desejo. Afinal, seu público precisa de roupas com qualidades bem específicas, mas também busca outras peculiaridades, a fim de obter algum tipo de status ou diferenciação.
Portanto, entenda bem o seu público antes de definir o que irá compor a sua marca!
Mensagem, cores e elementos – transmitindo significado
Quando falamos em como montar uma marca de roupas realmente poderosa, precisamos entender que a marca requer uma transmissão de valores igualmente forte. Ainda seguindo a linha de entendimento e público, seus consumidores precisarão compreender a mensagem que você quer comunicar através da sua marca. E, para que isso aconteça, você deverá escolher bem o conjunto de cores, símbolos e palavras que irão compor sua nova marca. Afinal, não adianta nada selecionar um número de opções aleatórias e elas não terem absolutamente nada a ver com aquilo que você deseja transmitir, certo?
Por isso, é necessário que tudo esteja 100% condizente com o que você quer que as pessoas sintam ao olhar para o seu logo.
Dessa forma, é importante entender os conceitos básicos por trás da teoria das cores e um pouco de simbologia. Você não precisa se aprofundar no assunto, afinal, a criação da marca deverá ficar a cargo de designers profissionais e com experiência em criação de marcas. Não adianta criar uma marca legal, mas que nada remeta a roupas e similares, ou então o seu público ficará confuso e não haverá o fator identificação, o que simplesmente mata qualquer ideia.
Esteja presente nas redes sociais
Criada a sua marca, chegou a hora de divulgá-la ao público. As pessoas verão, com o tempo, suas roupas sendo usadas nas ruas, mas isso não é o suficiente. É preciso gerar identificação e garantir que as pessoas saibam que você está no mercado. Para isso, usar as redes sociais e criar campanhas de anúncios baseadas em interesses, região e afins é uma excelente ideia. E um detalhe importante: você consegue boa parte dessas informações através daquela pesquisa que citamos no começo do post.
Assim, fica muito mais fácil criar a sua marca!
Por fim, tenha em mente que esse processo leva tempo. É importante maturar as ideias e garantir o máximo de assertividade, mesmo que isso leve mais de um mês. Busque agências especializadas e trabalhe bem os conceitos de branding para garantir que sua marca seja realmente poderosa.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a DJ Contabilidade! Será um prazer te ajudar a estruturar bem as suas finanças antes de você investir em estratégias de marketing e branding. Lembre-se: é preciso considerar todos os cenários e evitar os riscos em seus investimentos, bem como manter o caixa em pleno equilíbrio para garantir maior sucesso e lucratividade para o seu negócio.
Você não quer arriscar a saúde financeira da sua empresa, quer?
Sucesso e até logo!