Esta é definitivamente uma pergunta que pequenas lojas e novos comerciantes estão acostumados a fazer quando estão criando suas respectivas coleções e mostruários. Mas antes de literalmente precificar roupas e peças de moda, é preciso antes colocar em questão, fatores que são importantes ter conhecimento neste universo.
A começar pela “equação” que envolve a definição do perfil do cliente e a qualidade da peça a ser vendida. Para encontrar o preço mais certo e justo para ambos os lados, é fundamental fazer considerações sobre o cliente e o tecido ofertado.
Dentro disto, surgem outras questões também consideráveis, como fornecedor, facilidade na compra do material, necessidades na confecção dentre outros. Para entender um pouco mais sobre tudo isso, confira abaixo alguns tópicos:
Como precificar as roupas da minha loja? Identifique e adeque sua loja a seu público-alvo
Assim como em qualquer outro mercado é imprescindível pensar na venda de qualquer tipo de mercadoria, sem antes traçar e definir o público-alvo que deseja alcançar. Evidentemente, não é necessário restringir o padrão para uma tendência específica ou estilo de moda exclusivo, mas em todo o caso compreender o seu cliente é uma informação base para prosseguir com a tarefa de precificação de roupas.
Uma estratégia que pode ajudar no processo de definição de público-alvo, é contar com uma assessoria profissional para gerenciar os perfis de clientes. Principalmente para ações de marketing em cima de uma coleção específica ou lançamento de produtos especiais, contar com este tipo de suporte pode fazer toda diferença para o sucesso da loja.
Certifique-se de que você é o maior especialista do seu produto
O segundo tópico para precificação de roupas, poderia muito bem ser considerado o trecho mais importante deste texto. Afinal, como um comerciante, é preciso extrair o máximo de informações possíveis para manter o cálculo de lucro e de despesas que o seu produto pode lhe render. Características do tecido, durabilidade, preço de fornecimento, lavagem e todo outro tipo de informação é válido tabelar.
Desta forma, é interessante analisar que a sua própria loja se previne contra possíveis prejuízos, que poderiam ser causados pela desvalorização do produto em seu preço. Também assim, é possível encontrar estratégias de desconto mais rentáveis, que estejam promovendo as roupas de uma forma que seja saudável financeiramente para a loja.
Fique de olho no mercado!
Como um bom administrador de negócios, não dá para competir no mercado sem ter ao menos uma noção sobre a concorrência. Por isso, contar com a mesma assessoria que pode te ajudar traçando perfis de público, é aquela que vai mapear sua concorrência e trazer um panorama mais real sobre o posicionamento da sua loja em meio ao mercado (local e regional).
Tendo as métricas de comparação de lojas bem definidas, triangular as informações entre todos os pontos levantados nos tópicos, trará uma perspectiva de preço muito mais real e condizente com o produto que pretende comercializar na sua loja.