(11) 2238-4300

+55 (11) 9 9217-8431

contato@djcontabilidade.com.br

Blog

Blog

Menu

controle fiscal da sua empresa

Controle fiscal da sua empresa: entenda a importância.

A legislação brasileira exige que todas as empresas, independentemente de seu porte ou segmento de atuação, cumpram determinadas obrigações tributárias,…

25 de janeiro de 2022

A legislação brasileira exige que todas as empresas, independentemente de seu porte ou segmento de atuação, cumpram determinadas obrigações tributárias, escriturrias e fiscais. O controle fiscal compreende um conjunto de práticas que têm o intuito de ajustar todas as questões referentes ao aspecto tributário de uma empresa, o que inclui desde a entrada de uma mercadoria ao pagamento de impostos.

Com um controle fiscal bem feito, é possível evitar uma série de complicações perante os órgãos fiscalizadores, tais como a Receita Federal, além de permitir uma melhor utilização dos benefícios e créditos fiscais. Como consequência, a organização consegue se dedicar às suas atividades com tranquilidade, promovendo o crescimento dos negócios de maneira segura e consistente. 

Benefícios de um controle fiscal eficiente

A falta de controle fiscal em uma empresa pode favorecer problemas relacionados ao fisco, com chances de sofrer punições relacionadas ao pagamento de multas ou suspensão das atividades. Por outro lado, um controle bem executado pode trazer muitos benefícios à organizações. Os principais deles são:

Adequação à legislação

A principal finalidade do controle fiscal pode ser citada também como um dos benefícios deste cuidado: garantir que a empresa atua em conformidade com a lei. Quando todos os processos obrigatórios para recolhimento de tributos e impostos são realizados de forma correta, é possível garantir o funcionamento e saúde financeira da organização, sem complicações tributárias que podem ocasionar multas.

Economia com os impostos

O Brasil conta com diferentes regimes tributários — tais como Lucro Real, Lucro Presumido, Simples Nacional e Microempreendedor Individual. Cada um desses modelos possui regras específicas de funcionamento e recolhimento de impostos, e o enquadramento de uma empresa em um desses regimes varia conforme o modelo de negócio e seu faturamento. 

As taxas de impostos pagos por uma empresa estão diretamente relacionadas ao regime tributário na qual ela se enquadra, e apenas um controle fiscal adequado é capaz de indicar qual a melhor escolha de modelo para seu negócio, minimizando assim a carga tributária e favorecendo as finanças da empresa. 

Visão realista a respeito da realidade do negócio

Muitos empresários cometem o equívoco de enxergar as notas fiscais apenas como uma obrigação fiscal que assegura o recolhimento de impostos perante um serviço prestado ou produto vendido. Porém, esses documentos podem se mostrar uma importante e rica fonte de informações úteis para a administração do negócio. 

Os documentos fiscais trazem dados sobre os clientes e fornecedores, bem como datas das negociações, movimentações financeiras e histórico de compra e venda de bens e serviços. Quando bem organizadas, essas informações podem fornecer uma ampla visão a respeito da situação atual e funcionamento da empresa, o que pode ajudar diretamente nas estratégias de vendas, gestão administrativa e aquisição de insumos. 

Possibilidade de tomar decisões com consciência

Um bom controle fiscal, que inclui análise de notas e gestão adequada dos tributos, os empreendedores conseguem ter uma visão mais estratégica a respeito do negócio, utilizando esses dados para guiar decisões e planejar os próximos passos de maneira consciente. O negócio poderá crescer com mais estabilidade e segurança, uma vez que este tipo de gestão permite prever o faturamento e as despesas, orientando investimentos e ações estratégicas.

Como fazer uma gestão fiscal eficiente?

Organizar a vida fiscal de uma empresa e colher todos os benefícios citados acima não é uma tarefa simples, e demanda atenção aos prazos de pagamento, documentos e negociações realizadas. Organizar todos os aspectos que fazem parte da contabilidade fiscal e tributária demanda paciência e um plano de ação eficiente, que pode ser executado diante da realidade de seu negócio. 

Algumas dicas básicas que podem ajudar no seu controle fiscal são:

    • Tenha um planejamento tributário;
    • Escolhe o regime tributário mais adequado à sua empresa;
    • Considere o valor dos impostos na hora de fazer a precificação.
    • Conheça as normas tributárias vigentes;
  • Utilize recursos tecnológicos facilitadores. 

Além disso, outras ações que garantem uma gestão fiscal eficiente são:

Registre e avalie os números da sua empresa

É importante manter o máximo de informação sobre a movimentação do seu negócio, de modo a ter um controle financeiro exato e eficiente. Seja cuidadoso na documentação das transações e saiba como analisar esses dados.

Acompanhe os processos diariamente

Sempre que possível, tente entender o andamento das questões tributárias da sua empresa. Mesmo nos casos em que este setor conta com mão de obra especializada, é importante que o gestor tenha os dados fiscais à sua disposição sempre que precisar tomar decisões relacionadas ao negócio. Não hesite em tirar suas dúvidas com um contador, sempre que necessário.

Projete o fluxo de caixa com consciência

Planejamento é fundamental, e isso inclui a projeção do fluxo de caixa para alguns meses. O ideal é fazer isso sempre de maneira realista, levando em consideração as características do mercado e as perspectivas, bem como o comportamento do seu cliente. Caso necessário, faça a projeção para diferentes cenários, com planos de ação para cada um deles. 

Elabore e avalie relatórios financeiros

Os relatórios contábeis e financeiros permitem que você tenha uma visão fiel sobre o contexto em que a empresa está inserida, bem como sua realidade e as prováveis movimentações para o futuro próximo. Esses dados também possibilitam a elaboração de planejamentos para os anos seguintes, bem como definição de orçamentos. 

Guarde seus documentos fiscais

Um controle fiscal adequado certamente inclui o correto armazenamento dos documentos fiscais da empresa. Além de trazer dados essenciais para a gestão eficiente, esta é uma determinação da legislação brasileira, que exige o armazenamento de dados por um determinado período. 

Conte com ajuda especializada

Por mais que seja importante que você se envolva diretamente com as finanças da sua empresa, entendo a realidade em que ela se encontra e tomando decisões com base no controle fiscal, a gestão financeira e tributária pode ser melhor executada por profissionais com conhecimento especializado na área. 

Nesse sentido, caso você não tenha conhecimento específico no âmbito da gestão fiscal e contábil, o ideal é investir nos serviços de uma empresa especializada do setor. Entre em contato com os profissionais da DJ Contabilidade para saber mais! 

 

Vamos planejar o futuro do seu negócio?

Desenvolvemos um guia completo para te ajudar controlar de maneira fácil seu negócio.

Planilha de Fluxo de Caixa

Vamos conversar sobre o futuro do seu negócio?

Com mais de 50 anos de experiência e atuação de excelência no mercado de contabilidade, é impossível o seu sonho não gerar frutos com a DJ Contabilidade.

Prefere um atendimento rápido?

Chame a DJ Contabilidade no Whatsapp! Respondemos em instantes.

Quer aprender com quem entende?

Se você é um empreendedor em busca de alta perfomenace, acesse nossos materiais gratuitos e descubra o que preparamos para o seu negócio.

Vamos conversar sobre o futuro do seu negócio?

Com mais de 50 anos de experiência e atuação de excelência no mercado de contabilidade, é impossível o seu sonho não gerar frutos com a DJ Contabilidade.

Prefere um atendimento rápido?

Chame a DJ Contabilidade no Whatsapp! Respondemos em instantes.

Quer aprender com quem entende?

Se você é um empreendedor em busca de alta perfomenace, acesse nossos materiais gratuitos e descubra o que preparamos para o seu negócio.

Menu

Contato rápido

(11) 2238-4300

+55 (11) 9 9217-8431

contato@djcontabilidade.com.br

Seu imposto de renda feito de forma simples, ágil e sem estresse.

Você não precisa gastar horas e quebrar a cabeça para fazer sua declaração de imposto, inscreva-se e garanta sua declaração antes do período acabar!

Vamos conversar sobre o futuro do seu negócio?

Com mais de 50 anos de experiência e atuação de excelência no mercado de contabilidade, é impossível o seu sonho não gerar frutos com a DJ Contabilidade.